Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Benefícios da soja para amenizar sintomas da menopausa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

menopausa

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, mas também pode ser muito desconfortável, devido aos inúmeros sintomas que a acompanham. Os desconfortos incluem ondas de calor, mudanças de humor, ansiedade, insônia, fadiga, secura vaginal, redução da libido, dores de cabeça e ganho de peso.

Sintomas da menopausa

Estes sintomas podem ser muito intensos e podem afetar a qualidade de vida da mulher, causando dor física e emocional. É possível aliviar o problema com a ajuda da soja, pois ela contém isoflavonas, que são substâncias similares ao estrogênio, o hormônio feminino.

As isoflavonas atuam nos tecidos, ligando-se aos receptores no local, e têm a capacidade de reduzir os sintomas da menopausa. Elas podem reduzir a frequência de ondas de calor, atuando como uma espécie de terapia hormonal. Além disso, as isoflavonas também ajudam a melhorar a saúde óssea, pois são ricas em cálcio. Assim, ao comer soja regularmente, as mulheres também se beneficiam com uma maior densidade óssea.

Soja atua na proteção cardíaca

Outro dos grandes benefícios da soja para a saúde feminina em geral é a proteção cardíaca. As isoflavonas são capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Isso significa que ao comer alimentos ricos em isoflavonas, as mulheres também se beneficiam de uma melhor saúde cardíaca.

Alívio da depressão

Outro grande benefício da soja para as mulheres na menopausa é o alívio da depressão. A isoflavona tem algumas propriedades antidepressivas que são positivas para as mulheres que estão passando pela fase da menopausa. Estudos mostram que as mulheres que consomem soja regularmente são menos propensas a sofrer de depressão.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress