SPN Farma aposta em marca exclusiva como diferencial
Categoria vem se destacando como um motor de rentabilidade, fidelização e identidade para farmácias licenciadas
por César Ferro em
e atualizado em


Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a diferenciação se tornou uma questão de sobrevivência para a farmácia independente, a SPN Farma aposta em uma solução estratégica e eficaz: as marcas exclusivas. Mais do que produtos próprios, elas representam uma vantagem competitiva real, capaz de transformar a relação entre o consumidor e as equipes de vendas.
A proposta do licenciamento vai além da simples oferta de um portfólio. A marca exclusiva é tratada como uma ferramenta completa de competitividade. “Ela oferece margem superior, fideliza o cliente e cria um diferencial claro frente à concorrência, especialmente entre farmácias localizadas em regiões próximas. Isso se traduz em preferência do consumidor e em vendas recorrentes para o licenciado”, afirma Guilherme Strapasson, CEO do Grupo SPN.
Mais do que produto, marca exclusiva se transforma em experiência
Com uma abordagem 360°, a SPN Farma garante que cada marca exclusiva seja percebida como uma experiência de compra. Desde a narrativa no balcão até a disposição no ponto de venda, a estratégia é fazer com que o consumidor associe o produto aos diferenciais de qualidade, confiança e inovação.
A empresa fornece suporte completo, curadoria de mix e acompanhamento estratégico para geração de resultados. E tudo isso respeitando a identidade de cada farmácia, que mantém sua autonomia e personalidade própria no relacionamento com o cliente.
Colaboradores engajados
Outro diferencial importante é o papel da equipe. A marca exclusiva ajuda a transformar os colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca exclusiva. Funcionários motivados prestam um atendimento mais consultivo e engajado, o que reforça o valor percebido pelo cliente e cria um ciclo positivo de fidelização e rentabilidade.
“Ela também fortalece o posicionamento da farmácia no mercado. Ao oferecer algo que nenhuma outra tem, o negócio ganha uma identidade mais clara, cria uma conexão emocional com o consumidor e sustenta margens mais saudáveis, mesmo em um cenário de concorrência acirrada”, ressalta Strapasson.
Diferenciais da marca exclusiva da SPN Farma
A linha da SPN Farma conta com mais de 140 SKUs e, atualmente, está inserida nas farmácias licenciadas em todo Brasil. Até o final do ano, a companhia trabalha com a expectativa de crescimento agressivo, considerando os novos lançamentos que estão por vir.
A força da marca exclusiva ganha ainda mais robustez como ecossistema completo que a SPN Farma oferece aos licenciados. Entre os principais entregáveis estão:
- Portal de compras exclusivo
- Gestão de estratégias e resultados
- Grades comerciais com principais distribuidoras e indústrias
- Chatbot exclusivo
- Estudo de mercado
- Inventário facilitado
- Portal de compra centralizada
- Melhores taxas de cartões/adquirentes
- Integração ao maior ecossistema do varejo farmacêutico do Brasil
- ERP parceiros
“Essa estrutura garante que o licenciado não só tenha acesso à marca exclusiva, mas também às melhores práticas, inteligência de mercado e tecnologia para potencializar seus resultados”, finaliza Strapasson.