Stable Tech celebra cinco anos como referência em cadeia fria
Empresa brasileira aposta em inovação, tecnologia e sustentabilidade para garantir a integridade de medicamentos termolábeis
por Ana Claudia Nagao em
Fundada com o propósito de transformar a logística de cadeia fria, a Stable Tech surgiu em um momento decisivo para o mercado farmacêutico brasileiro. A criação da empresa coincidiu com o início da adequação do setor à RDC 430/2020 da Anvisa, norma que estabeleceu regras mais rigorosas para o transporte de medicamentos.
Diante desse cenário, os executivos André Lorenz, diretor de estratégia; Diego Silva Julio, diretor operacional; e Yutaka Lima, diretor financeiro, identificaram uma oportunidade de negócio. “Havia uma lacuna clara que envolvia a necessidade de soluções para facilitar o cumprimento das exigências regulatórias, com eficiência, economia e sustentabilidade para as empresas do setor”, afirma Lorenz.
Portfólio completo para a cadeia fria
Desde o início das operações, em 2021, a Stable Tech oferece soluções inovadoras voltadas à logística de produtos que exigem controle rigoroso de temperatura e umidade. Esse direcionamento resultou em um portfólio que inclui embalagens térmicas com tecnologia VIP + PCM, que combinam painéis de isolamento a vácuo (Vacuum Insulation Panels – VIP) e materiais de mudança de fase (Phase Change Materials – PCM).
A empresa atende indústrias, operadores logísticos e o varejo farmacêutico, assegurando controle de temperatura desde o ponto de origem até a dispersão. Entre os clientes do segmento estão empresas como Viveo, RD Saúde, Libbs, Blanver, MSD, Unicargo, Luft Logistics, Eurofarma, Organon, AstraZeneca, GSK, Pague Menos, Astellas e Gilead.
“Nesses cinco anos de atividades, temos a convicção de que contribuímos de forma significativa para a sociedade, especialmente ao apoiar a indústria farmacêutica na entrega de medicamentos com a preservação integral de suas propriedades medicinais durante todas as etapas do transporte”, avalia Julio.
Crescimento consistente e planejamento de longo prazo
O desempenho financeiro da companhia acompanha a evolução do mercado. Desde 2021, a Stable Tech registra um crescimento anual médio de 80%, alinhado às projeções definidas em seu plano de negócios. “A empresa adota um processo anual de planejamento estratégico com horizonte de cinco anos, o que sustenta a confiança na continuidade do crescimento, mesmo em um mercado que avança a taxas exponenciais”, ressalta Lima.
Segundo o diretor financeiro, a projeção é de um aumento de 75% no faturamento para 2026 em relação ao período anterior, com desaceleração gradual desse ritmo até atingir cerca de 30% ao ano em 2030. “Um fator relevante nesse cenário é o longo ciclo de vendas das soluções oferecidas. Grande parte do faturamento esperado para este ano já se encontra em estágio avançado de negociação, com etapas de qualificação operacional e qualificação de performance superadas”, acrescenta.
Foco em biológicos e biossimilares
Embora atenda toda a cadeia farmacêutica, a Stable Tech mantém um foco estratégico no segmento de medicamentos biológicos e biossimilares. Esses produtos demandam controle rigoroso da cadeia de temperatura – especialmente na faixa de 2°C a 8°C – que recebe maior atenção dos órgãos reguladores. “Trata-se de medicamentos de altíssimo valor agregado, extremamente sensíveis e, muitas vezes, destinados ao tratamento de doenças graves, raras ou crônicas, como câncer, condições imunológicas e diabetes”, explica Lorenz.
De acordo com o executivo, os biológicos e biossimilares crescem a uma taxa cerca de duas vezes superior à da indústria farmacêutica como um todo. Essa categoria já representa, aproximadamente, 30% do faturamento do mercado brasileiro, embora corresponda a menos de 5% do volume de unidades comercializadas. “A expectativa é que, nos próximos cinco anos, esse percentual de receita alcance 40%”, acrescenta.
Inovação como diferencial competitivo
As soluções da Stable Tech foram concebidas desde a origem para atender integralmente aos requisitos da RDC 430 e da RDC 653, oferecendo uma solução pronta para uso, sem necessidade de adaptações por parte dos clientes. “Nossas embalagens e serviços não apenas evitam excursões de temperatura, como também reduzem perdas significativas de medicamentos descartados por falhas na cadeia fria, um problema reconhecido globalmente”, ressalta Julio.
Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentado no Fórum Econômico Mundial, revela que mais de 50% das vacinas podem ser desperdiçadas globalmente a cada ano devido a problemas relacionados ao controle de temperatura, logística e transporte.
Um dos principais destaques do portfólio é a EcoBox, embalagem térmica retornável de alta performance, qualificada segundo o perfil térmico ISTA 7D e em conformidade com as normas regulatórias da Anvisa. “O produto tem cinco anos de garantia e viabiliza um transporte com segurança porta a porta, estabilidade térmica dentro das especificações necessárias, preservação das características farmacológicas e redução dos custos de distribuição”, afirma Julio.
Disponível em versões com 72, 96 e 120 horas de estabilidade térmica, a solução proporciona ganhos expressivos de eficiência, como eliminação de perdas de medicamentos por excursão de temperatura, possibilidade de operar em rotas mais longas, flexibilidade na escolha entre transporte aéreo ou rodoviário e redução do custo do frete.
Todo o processo pode ser acompanhado em tempo real por meio do dispositivo de monitoramento Adapt Kelvin M300, que informa continuamente a localização e a temperatura interna da embalagem.
Os dispositivos de monitoramento oferecem acesso em tempo real aos dados de temperatura e geolocalização, com integridade de dados assegurada e hardware homologado pela Anatel e Iata, além de conformidade com o CFR 21 Part 11, da FDA, permitindo o uso em todos os modais de transporte e para qualquer destino no mundo. Já as mantas térmicas de alta refletividade e baixa emissividade complementam as soluções ao reduzir significativamente os impactos da temperatura ambiente sobre os produtos transportados.
Além das características técnicas, as soluções da empresa promovem eficiência volumétrica, estabilidade térmica prolongada, circularidade na cadeia de suprimentos, redução de resíduos sólidos e das emissões de gases de efeito estufa, além de conformidade com requisitos de boas práticas (BPx) e princípios ESG.
Serviços, personalização e novos desenvolvimentos
Somado à venda e à locação de embalagens, a Stable Tech oferece serviços completos de preparo, limpeza, assepsia e condicionamento das placas térmicas, entregando as embalagens prontas para uso. Atualmente, são dezenas de milhares de unidades preparadas, em um modelo que reduz a complexidade operacional para os clientes e reforça a proposta de solução completa.
A empresa mantém um processo contínuo de pesquisa e desenvolvimento, sempre a partir das demandas do mercado. Entre os exemplos já lançados estão a RepBox, voltada ao transporte de amostras por representantes médicos, e a LifeBox, utilizada em atendimentos extramuros e serviços de emergência, além de soluções específicas para outros segmentos, como o alimentício.