Você já ouviu falar sobre break-even? O termo em inglês pode não parecer muito amigável, mas é uma fase que sua empresa precisa passar para atingir o sucesso.
Esse conceito designa o momento de equilíbrio entre os custos e as receitas da empresa. Manifesta-se quando o empreendedor começa a recuperar seu investimento inicial ou no instante em que os custos fixos – entre os quais salários e aluguel – ficam em pé de igualdade com os ganhos da empresa.
Alcançar esse sonhado indicador pode representar o primeiro passo para escalar as operações e iniciar um plano de expansão orgânica.
O break-even pode ser mensurado em diferentes fases da farmácia. O cálculo mais comum leva em conta a relação entre entradas e saídas de caixa desde o investimento inicial.
Break-even também é aplicável a novos serviços
E não existe apenas uma métrica para medir o break-even. O gestor pode adotar esse cálculo para determinar quando um novo serviço começa a se pagar. Por exemplo, você investiu um montante para estabelecer seu e-commerce. Em paralelo, manter esse canal de vendas exige uma despesa mensal. Quando as vendas por esse portal igualarem o custo inicial e o mensal, significa que a farmácia atingiu esse ponto de equilíbrio.
Como funciona o cálculo?
Alguns dados são necessários para fazer essa conta. “Em primeiro lugar, é preciso apurar quais são seus gastos fixos e estimar os custos variáveis. Além disso, é preciso calcular também uma previsão de faturamento médio para o período em questão”, reforça Leidiane Lima, consultora de negócios do Sebrae-SP.
Serão necessárias duas divisões: primeiro os custos variáveis (CV) pelo faturamento (F) menos 1, e depois esse resultado pelos custos fixos (CF). Confira a fórmula:
– CF / [ 1 – (CV/F)] = BE
O resultado obtido será seu valor de break-even. Por exemplo, caso o resultado seja 10.000, R$ 10.000 será seu BE e, cada venda acima disso, poderá ser considerada lucro.