A dúvida sobre se a mulher está ou não grávida gera grande expectativa tanto para aquelas que não querem ter filhos quanto as que estão animadas para que isso aconteça. Muitas compram testes em farmácias, que são vendidos sem receita médica, ou fazem exames de sangue em laboratórios para confirmar a gravidez ou não. Outras, ainda, recorrem ao teste de gravidez caseiro. Mas será que esse método funciona mesmo?
É possível encontrar na internet ou, ainda, ouvir alguém da família sugestões sobre como “descobrir” sozinha se está grávida. Mas é importante ressaltar que testes de gravidez caseiros não têm nenhuma comprovação científica e, portanto, não são confiáveis.
Veja alguns exemplos de teste de gravidez caseiro
Fervura da urina
Para a realização deste teste, a mulher deve urinar em um recipiente e ferver o líquido, e, se ferver como leite e não como água, ou seja, formar uma substância parecida com uma nata, o resultado seria positivo. A urina, porém, não é capaz de ferver como a água.
Pasta de dente
Neste teste, é preciso misturar a pasta de dente com a urina da mulher. A mudança de cor indicaria gravidez. No entanto, a pasta de dente não promove esta reação química: o que pode acontecer é a formação de espuma.
Xampu
Para fazer este teste é preciso uma amostra da primeira urina coletada pela manhã, duas gotas de xampu e uma tigela limpa para misturar todos os ingredientes. Depois, misture a urina e veja a reação. A lenda diz que se o xampu começar a borbulhar, a mulher está grávida.
Cotonete
A mulher deve colocar cotonete na vagina para averiguar a presença de sangue e isso, consequentemente, sugeriria a existência de uma gravidez. Contudo, nem toda gestação inicial apresenta sangramento, e mais: a existência ou não de sangue pode indicar diversas outras coisas, e não apenas gravidez. Além disso, a mulher pode machucar o colo de útero ao tentar introduzir o cotonete no canal vaginal.
Agulha
Existe também a crença de que urinar em um recipiente com uma agulha dentro mostraria se a mulher está realmente grávida. Como? O potinho deve ficar fechado por oito horas, e se depois desse período a agulha mudar de cor o resultado é positivo. Mas de novo: não há estudo que comprove.
Sal
Ao urinar em um recipiente, a mulher deve diluir sal no líquido, e a formação de uma nata sugeriria resultado positivo. Mas isso é mito, pois não há qualquer relação entre as duas coisas.
Água sanitária
De novo, a mulher precisa urinar em um recipiente, mas desta vez diluir o líquido na água sanitária, e a formação de espuma indicaria gravidez. Mas não há estudo que comprove que isso funciona.
Por que os testes caseiros não são confiáveis
Nos testes de farmácia, é possível identificar a presença do beta HCG na urina da mulher —hormônio produzido na gravidez. Mas o exame pode não detectar a gravidez se for feito cedo demais ou de maneira errada. Para evitar um falso negativo, o indicado é que a mulher faça este teste depois do atraso da menstruação. Caso o ciclo não seja regular, o ideal é repetir o teste outras vezes.
Já o exame de sangue é ainda mais preciso, pois é possível encontrar o beta HCG no sangue da mulher ainda em concentrações baixas.
Como saber se está grávida
Muitas mulheres acreditam que estão grávidas após a menstruação atrasar, mas vale reiterar que há mulheres que continuam tendo sangramento mesmo estando grávidas. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o médico Eduardo Cordioli, coordenador geral de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Pro Matre, explicou que isso não é menstruação. “Às vezes isso ocorre por uma ameaça de aborto ou por uma não implantação correta do embrião dentro do útero.”
Mas existem outros sintomas que indicam a gravidez, como volume e sensibilidade das mamas, náuseas e enjoos, principalmente no período da manhã, em períodos de jejum ou a cheiros específicos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico