Fevereiro teve início com mais um recorde de testes positivos da Covid-19 nas farmácias brasileiras. O percentual de confirmações ultrapassou 22% entre os dias 1º e 7 deste mês, maior índice desde a implementação do serviço, em abril de 2020.
Os dados são da Abrafarma. Segundo a entidade, as farmácias realizaram 130.528 testes na primeira semana de fevereiro, com 28.841 infectados e 101.687 resultados negativos. Chama a atenção o avanço gradual e consistente dos casos positivos. Na última semana de 2020, o percentual foi de 16%. Ao longo do mês de janeiro, evoluiu para 17% e 18% até chegar a 20% no período de 25 a 31 de janeiro.
Ao todo, 19 estados e o Distrito Federal tiveram alta nos casos em comparação à semana anterior. Só houve queda em Alagoas, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe.
Procura também em alta
O número acumulado de testagens já alcança 2.844.323, com 469.486 resultados positivos (17%) e 2.374.837 negativos (83%). “Foram necessárias 21 semanas para atingirmos 1 mihão de atendimentos, mas bastaram outras nove para registrarmos o segundo milhão. E a estimativa é passar dos 3 milhões em seis ou sete”, observa Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Atualmente, as farmácias disponibilizam os testes sorológicos, de antígeno e PCR (este mais restrito em algumas localidades).
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!