TheraSkin mira avanço acima de 20% e ampliação de PDVs
Fabricante investe em trade marketing para sustentar expansão, tendo como principal aposta o protetor solar com cinco tonalidades, além da apresentação sem cor.
por Ana Claudia Nagao em


A TheraSkin, indústria farmacêutica 100% brasileira e especializada no cuidado com a pele, vem fortalecendo sua presença nas farmácias por meio de uma estratégia robusta, que inclui intensificação da visitação médica, ampliação da visitação a pontos de venda e investimentos em trade marketing. Com portfólio ainda majoritariamente terapêutico, a fabricante aposta agora em novos produtos da categoria de dermocosméticos.
Segundo o gerente nacional de vendas Renato Gonçalves, a empresa deve encerrar 2025 com evolução superior a 20% em sua demanda, quando comparada ao ano anterior. A projeção está próxima do crescimento de 28,5% registrado em 2024, após o fechamento, em março, do acordo com a Supera Farma, que licenciou com exclusividade o anti-histamínico Hixizine.
A TheraSkin segue como proprietária da marca e do registro do produto, enquanto a Supera assumiu a promoção, distribuição e comercialização em todo o território nacional. “Com a transferência do antialérgico, cujo foco de visitação é na pediatria, pudemos redirecionar esforços para a dermatologia e acelerar a atuação no canal farma”, afirma o executivo.
TheraSkin mira expansão no varejo farmacêutico
Nos últimos 12 meses até agosto, a TheraSkin dobrou o número de farmácias com presença mensal ativa, saltando de 1.600 para 3.200 pontos de venda. Seus produtos estão presentes especialmente em grandes redes como RD Saúde, Grupo DPSP, Pague Menos, São João, Panvel, Araujo, Drogal, Nissei, Venancio, d1000, Drogão Super e Globo, além de outras bandeiras regionais.
Esse avanço foi viabilizado pelo reforço da equipe de consultores de trade marketing, que passou a cobrir as principais capitais e regiões com maior potencial, como o interior de São Paulo e a Grande Rio. Além disso, a companhia conta com Tele Vendas terceirizado, contratado por meio de distribuidores parceiros, para alcançar um maior número de PDVs independentes e ligados ao associativismo.
“Não se trata apenas de aumentar a presença, mas de qualificar a exposição. Nosso time atua de forma estratégica, com treinamento, informação e ações que vão além do básico. A diferença está nos detalhes e na abordagem”, complementa Gonçalves.
Portfólio e propaganda médica
Embora o foco da TheraSkin continue a ser a classe de medicamentos para tratamentos dermatológicos, com destaque para o Vitacid, à base de tretinoína, a companhia vem expandindo sua atuação em dermocosméticos, principalmente na área de fotoproteção. Esse nicho é altamente competitivo e dominado por marcas multinacionais.
A estratégia inclui presença em congressos e ações de relacionamento com a classe médica. O lançamento da linha de protetores solares com cor, por exemplo, já teve ativações em grandes eventos, entre os quais o Congresso Brasileiro de Dermatologia.
Aposta no protetor solar com cor
A principal novidade da TheraSkin é o UV-LESS FPS 70, linha de protetores solares com seis SKUs, sendo um sem cor e cinco com tonalidades distintas, desenvolvida para atender à diversidade de tons da pele brasileira.
O produto já está disponível nas principais lojas do mercado, e a presença deve aumentar à medida que a linha se consolida . A distribuição foi cuidadosamente planejada, a partir de estudos de geolocalização e comportamento de consumo por tonalidade, assegurando a oferta adequada em cada ponto de venda.
“Sabemos que ainda existe um desafio cultural em relação ao uso de fotoproteção por pessoas de pele preta, mas é fundamental alertar que todos os tipos de pele estão expostos a radiação solar e podem sofrer com o envelhecimento cutâneo, além do risco de desenvolvimento de lesões mais graves. Mas temos convicção que o UV-LESS irá contribuir para mudar essa realidade!”, explica Jose Maria do Carmo, diretor Comercial e de Marketing.
Segundo ele, o produto alia performance e estética, com alta aceitação médica, que certamente se refletirá no consumidor, à medida que a experimentação ocorrer.
Com posicionamento premium, o produto mira concorrentes como Anthelios, da La Roche-Posay, e Photoage, da Mantecorp Skincare, sem disputar espaço com marcas populares ou “massivas”.
A TheraSkin já avalia novas regiões e estratégias para o planejamento de 2026. “Ainda há muitas oportunidades no varejo. Vamos crescer com responsabilidade, mantendo o cuidado com a excelência do atendimento e os resultados sustentáveis. Com ações integradas entre marketing, força de propaganda médica e trade, somos uma das empresas nacionais mais atentas à transformação do mercado de dermocosméticos, buscando espaço entre os gigantes com diferenciação e agilidade”, conclui Gonçalves.