As estratégias de trade marketing na farmácia têm como foco aumentar as vendas e melhorar a experiência de compra do consumidor. Segundo a FIA Business School, a colocação do produto em condições atrativas para o cliente é uma preocupação do profissional da área. Mas sua atuação é mais ampla.
Seu trabalho engloba também o relacionamento com a varejista, uma vez que o fabricante não tem carta branca para organizar a disposição dos itens em um ponto de venda que não é seu.
Outra função importante desempenhada pelo trade marketing é ajudar a conseguir acordos mais favoráveis com as distribuidoras, comercializando um mix de produtos maior. Nesse caso, o objetivo não precisa ser apenas aumentar o número de vendas, mas o faturamento. O segredo está em elevar o tíquete médio.
O trade marketing é estratégico porque também faz uso dos dados para identificar o comportamento do consumidor em cada ponto de venda. “Essas informações posteriormente são usadas para medir a performance de cada loja, ajudando a identificar aquelas que vendem mais e a definir o mix ideal para cada PDV”, enfatiza Leonardo Oliani, fundador da consultoria especializada Astéria.
Soluções que otimizam o trade marketing na farmácia
Um dos meios de garantir a eficiência e assertividade das estratégias de trade marketing na farmácia é a digitalização. “Ela possibilita uma gestão mais precisa e otimizada das ações promocionais. As soluções online transcendem as simples ferramentas de automação, pois integram indicadores de diversas fontes, fornecem insights detalhados sobre o comportamento dos consumidores e permitem ajustes quase instantâneos nas campanhas”, avalia.
Vantagens das soluções digitais para o trade marketing na farmácia
- Monitoramento da execução no PDV – Verifica se o layout, a precificação e o estoque estão conforme o planejado
- Gestão de verbas e campanhas promocionais – Aloca e otimiza recursos de forma eficiente para campanhas mais assertivas
- Análise de dados de sell-in e sell-out – Integra e interpreta dados de vendas para ajustar estratégias com base no comportamento do consumidor
- Coleta de dados em campo – Captura informações diretamente do ponto de venda, permitindo ajustes imediatos nas ações
- Relatórios e análises de performance – Gera insights detalhados para otimizar futuras campanhas, baseadas em resultados concretos