Troca de CEO da Airela visa a crescimento de longo prazo
Farmacêutica projeta aumento de 29% na receita em 2025
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


A troca do CEO da Airela acaba de receber aval do Conselho de Administração e demais sócios da farmacêutica. Com larga experiência no mercado e uma carreira consolidada, Milton Júnior assume o comando da companhia no lugar do irmão, Marconi Sampaio, que passa a ser vice-presidente Institucional e Estratégico.
Júnior também ficará responsável pelas demais empresas de cosméticos e dermocosméticos adquiridas recentemente pelo grupo baseado em Pedras Grandes (SC) – Avvio Farma, Air Aesthetics e Meiskin. Enquanto isso, Sampaio cuidará da parte estratégica alinhada à política comercial, tendo sob seu guarda-chuva a diretoria de Novos Negócios, o marketing para o canal farma e a área de P&D, que engloba inovação e novos produtos.
“A transição da liderança do grupo está fundamentada na imensa habilidade operacional do meu irmão e tem como propósito fortalecer a estratégia e a visão institucional da empresa, permitindo que cada um foque em suas áreas de maior competência para impulsionar os negócios, com foco na expansão sustentável”, avalia Sampaio.
Novo CEO da Airela prevê ampliar faturamento em 29%
De acordo com o novo CEO da Airela, essa nova configuração permitirá colocar em prática as metas estabelecidas para os próximos anos, a começar pelo aumento da receita em 29% em 2025. No ano passado, a farmacêutica movimentou R$ 313,5 milhões em vendas, aumento de 36% em relação a 2023 e bem acima da média geral de 12% obtida pela indústria farmacêutica. Foram 37,4 milhões de unidades comercializadas – 24,5% de avanço, contra 6% do crescimento geral da indústria nesse quesito.
Líder nas vendas de vitamina C no Brasil, com o Vitaxon, a Airela figura no top 3 nessa categoria e entre as dez maiores fabricantes do país no segmento de MIP/OTC. De acordo com a IQVIA, está ranqueada com mais de 30 marcas entre o primeiro, segundo e terceiro lugares. Presente em mais de 80 mil pontos de venda, mantém alianças estratégicas com distribuidoras nacionais e internacionais.
Com um portfólio performando muito bem no setor de medicamentos, o passo seguinte foi expandir a área de atuação, com diversas aquisições no segmento de estética e investimentos em produtos inovadores e de alta performance. “A Meiskin é a única marca a utilizar o peptídeo botulínico, ativo derivado da toxina botulínica, porém para uso tópico, com direito de uso exclusivo para a América Latina”, explica Sampaio.
Já a Avvio Farma, que tem sede na Bahia, está expandindo sua presença, a começar pelos estados do Nordeste e chegando a São Paulo. A empresa produz cosméticos, dermocosméticos e produtos de bem-estar, como pomadas para assaduras e cicatrizes, sabonete íntimo e itens de higiene bucal.

AIRELA
Fundação: 1997
Faturamento: R$ 313,5 milhões
Número de unidades comercializadas: 37,4 milhões
Estrutura fabril: planta de 20 mil m² em Pedras Grandes (SC)
Número de SKUs: mais de 400, entre MIPs, similares, genéricos, suplementos e produtos de marca própria ou terceirizados
Número de colaboradores: 570