Universidade corporativa se torna um diferencial estratégico no varejo
Estrutura promove capacitação e possibilita desenvolvimento
contínuo de gestores e equipe
por César Ferro em


O varejo farmacêutico passa por um período de profundas transformações. E a capacitação das equipes do PDV, por meio de uma universidade corporativa, é fundamental para alavancar os resultados do negócio. Margens cada vez mais apertadas, aumento da concorrência e o avanço da digitalização impõem desafios constantes aos empresários do setor. Neste cenário, o ponto de venda (PDV) assume papel central, funcionando como o elo entre indústria, distribuição e o consumidor final.
É nesse espaço que estratégias se concretizam e investimentos se tornam experiências reais. Para que isso aconteça de forma eficiente, a qualificação das equipes que atuam no PDV é essencial. Mais do que oferecer cursos pontuais, é necessário estruturar trilhas de conhecimento específico e contínuo, alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.
“As farmácias são ponto de encontro do setor com o consumidor. Por isso, gestores e colaboradores devem buscar o aperfeiçoamento contínuo”, explica Gilson Coelho, especialista em educação corporativa para o setor e idealizador da Smart PDV Farma.
Universidade corporativa pode ser democrática
Embora tenha origem no varejo, a Universidade Corporativa dialoga com todos os elos da cadeia farmacêutica. Afinal, o desempenho do PDV impacta diretamente os resultados de distribuidores e indústrias, criando um ciclo virtuoso de execução, confiança e crescimento.
Segundo Coelho, esse modelo de capacitação pode ser alimentado com conteúdos desenvolvidos internamente ou com o apoio de consultores externos especializados. Esta última opção, segundo ele, é a mais acessível e democrática, pois reduz custos e amplia o alcance da formação profissional.
Benefícios estratégicos para a operação
A implementação de uma universidade corporativa traz uma série de vantagens para as operações do varejo farmacêutico. Entre os principais benefícios estão:
- Desenvolvimento contínuo: Capacitação constante e alinhada aos objetivos e metas do negócio, mantendo a equipe atualizada
- Padronização do conhecimento: Garante que todos os colaboradores tenham acesso às mesmas informações e processos. Sem padrões multiplica-se o caos
- Redução de custos: Com uso de plataformas digitais, é possível economizar com deslocamentos e treinamentos externos e o acesso é ilimitado
- Atração e retenção de talentos: Colaboradores valorizam empresas que investem em seu desenvolvimento. Elas estabelecem metas e fornecem os métodos
- Agilidade: Mudanças nos processos podem ser rapidamente incorporadas e disseminadas em todos os níveis, simultaneamente
- Onboarding eficiente: Novos colaboradores recebem treinamento padronizado desde o início
- Desenvolvimento de lideranças: Facilita a identificação e preparação de talentos internos
- Flexibilidade e personalização: Os conteúdos são adaptados à realidade e à rotina dos colaboradores
- Fortalecimento da cultura interna: Esse espaço é um meio de transmitir os valores, a visão e a missão da empresa
Trilha de conhecimento com foco em evolução do resultado
Assim como no ensino formal, a universidade corporativa deve oferecer diferentes níveis de progressão. A proposta é permitir que um colaborador recém-contratado evolua até ocupar cargos de liderança, por meio dos conteúdos disponibilizados.
“É impossível prosperar no ambiente competitivo das farmácias sem estudo e aplicação de fundamentos sólidos. Na Smart PDV Farma, oferecemos uma metodologia exclusiva que permite resultados extraordinários em curto espaço de tempo”, afirma o consultor.
Sete pilares que sustentam a Smart PDV Farma
A plataforma idealizada por Coelho é guiada por sete princípios fundamentais:
- Necessidade real do mercado: O projeto surge para responder a lacunas concretas do setor
- Acolhimento: Oferece suporte ao empreendedor, funcionando como um porto seguro de conhecimento especializado
- Protagonismo: O gestor é o agente de transformação no varejo, liderando as mudanças
- Tecnologia acessível: Soluções viáveis, personalizadas e aplicáveis à rotina das farmácias
- Gestão do tempo: Otimiza processos e acelera resultados
- Integração: Além da capacitação, promove conexões entre os diversos players do setor
- Foco em resultados: No ambiente corporativo, o aprendizado é voltado para a performance prática
“A Smart PDV Farma estabelece as bases para um varejo competitivo e segmentado, contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia farmacêutica”, finaliza o especialista.