Universidade Fecofar capacita colaboradores de farmácias
Nova plataforma reúne mais de 50 cursos e
MBAs voltados a profissionais do varejo farmacêutico
por Gabriel Noronha em


Anunciada oficialmente nesta terça-feira, dia 9, a Universidade Fecofar desponta como uma das principais iniciativas de capacitação do canal farma. Definida como um “organismo vivo”, a plataforma foi criada a partir das demandas apresentadas pelos gestores dos PDVs associados à entidade.
O projeto atenderá cerca de 16 mil colaboradores que atuam em 3 mil farmácias. Entre as redes participantes estão Drogarias Max (RJ), Farmácias São Rafael (SC), Farmais (SP), Drogaria Americana (MG), Grupo Redemed (PE), MasterFarma (SC) e Rede Multidrogas (SP).
A universidade oferecerá cursos reconhecidos pelo MEC, incluindo mais de 50 opções de pós-graduação e MBA. Entre os principais diferenciais da iniciativa estão a redução de custos para as empresas, que não precisarão investir em deslocamentos e hospedagem; e a flexibilidade das aulas, que permite aos alunos conciliarem os estudos com a rotina nas farmácias.
Os cursos poderão ser concluídos em prazos que variam de seis a 16 meses, de acordo com o ritmo de cada estudante. Para aprovação, será necessário obter desempenho superior a 70% nas avaliações, elaboradas com apoio de grandes indústrias do setor.
“É um dia histórico, uma iniciativa pioneira. O único caminho para o crescimento profissional passa pela partilha de conhecimentos”, afirma Willians Robles, diretor executivo da Fecofar, durante o podcast de lançamento que reuniu Marcelo Grasso, presidente da entidade, e Vinícius Pedroso, CEO da Vision Corp.
Universidade Fecofar pode simplificar processos nas farmácias
Entre os cursos em fase final de produção está o de formação de balconistas, uma das capacitações mais requisitadas pelos gestores, que hoje precisam repetir orientações básicas a cada novo contratado.
Com essa formação, os novos colaboradores chegarão mais preparados para exercer suas funções de maneira eficiente. Já estão disponíveis cursos sobre atenção farmacêutica, saúde mental, cannabis medicinal e fitoterapia, todos com certificação do MEC.
A plataforma também permite que as redes monitorem o desempenho dos funcionários em aulas e avaliações, possibilitando um acompanhamento individualizado.
Fecofar subsidiará parte dos custos
Os cursos estarão disponíveis no site da Universidade Fecofar para todos os interessados, independentemente do local onde atuem. No entanto, colaboradores de redes associadas terão direito a 50% de desconto, subsidiado pela entidade. “Isso possibilita acesso a graduações e MBAs com mensalidades inferiores a R$ 150”, reforça Robles.
Interessados em iniciar uma graduação já podem acessar o site da Universidade Fecofar e solicitar à sua rede empregadora um cupom de desconto.