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As marcas mais lembradas do segmento de varejo na retomada da economia

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O varejo é um indicador importante para a economia, pois serve de termômetro para sabermos como está a situação financeira do País, além de integrar a cadeia produtiva com o consumidor.

Após mais de dois anos desde o início da pandemia, as vendas ainda não alcançaram os bons índices de 2019, mas o setor segue otimista, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante.

Com o setor voltando a caminhar no Estado, a categoria de Loja de Eletroeletrônico, da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023, apontou empate técnico, entre as marcas nacionais Magazine Luiza (21,5%) e Casas Bahia (19,9%), como as mais lembradas pelos cearenses.

Isso porque o levantamento considera a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos na pesquisa com a população geral.

Sobre o desempenho do varejo, neste ano, nas duas primeiras grandes datas do primeiro semestre, Dia das Mães e Dia dos Namorados, os segmentos que mais cresceram foram de calçados, roupas e bijuterias, segundo pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

“Notamos que o pessoal investiu mais no Dia dos Namorados chegando na média de R$ 213. Como são dois presentes, subiu para R$ 420. Foi um resultado muito bom e estamos realmente preparados para as demais datas”, diz Cavalcante.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Lojas de Eletroeletrônico Geral

Neste contexto de retomada, ambas as marcas mais lembradas pelos cearenses na categoria de Eletroeletrônico tiveram recuo em relação a edição passada 2021-2022, mas o índice do Magazine Luiza foi maior pois havia registrado 31,4% na anterior e Casas Bahia 20,4%.

O reconhecimento do público cearense com o Magazine Luiza, ou Magalu, deve-se, principalmente, aos esforços da empresa em otimizar seu sistema de vendas online, segundo o diretor de Marketing da empresa, Bernardo Leão.

Digitalização do comércio brasileiro

‘O Magalu tem uma missão muito importante que é a de digitalizar o varejo brasileiro. Todas as áreas da empresa trabalham em conjunto para esse propósito, o de levar a muitos o que é privilégio de poucos. É por isso que o Magalu vem construindo um ecossistema que possa oferecer todo tipo de serviço e facilidade a esse pequeno e médio varejista para que ele passe a vender on-line, por meio do marketplace da companhia, e cresça para além do mercado local’, declara o porta-voz.

Nos últimos anos, o Magalu tem investido fortemente em logística, na ampliação da sua malha de distribuição e entregas de produtos, o famoso Piscou, Chegou. A companhia também fez diversas aquisições de novas empresas para a composição do seu ecossistema, várias delas para fortalecer a área de conteúdo e publicidade digital, por exemplo, e outras categorias não tradicionais como supermercados, food delivery e games.

Após essas aquisições e investimentos, estão desenvolvendo novas fontes de receita, sendo 45% das vendas online do Magalu já de novas categorias, como moda e esporte, casa e decoração, beleza e cuidados pessoais.

Outro avanço foi no braço financeiro, a Fintech Magalu, que dobrou de tamanho em 2021, chegando a mais de R$ 65 bilhões em volume total de pagamentos (TPV).

‘A companhia fez diversas aquisições de novas empresas para a composição do seu ecossistema, várias delas para fortalecer a área de conteúdo e publicidade digital, por exemplo, e outras categorias não tradicionais como supermercados, food delivery e games’, ressalta Leão.

Regionalização

Em cerca de 20 estados brasileiros e Distrito Federal, a Casas Bahia tem mais de 900 lojas espalhadas pelo Brasil e mais de 60 anos de fundação. A empresa tem investido para atender o cliente aonde, como e quando ele quiser, diz Flavia Laginha, gerente de Marketing da Via, detentora da marca de varejo.

‘Estamos honrados e muito felizes com este reconhecimento em todo o estado cearense. O destaque na pesquisa reforça nosso comprometimento de oferecer sempre a melhor jornada e experiência do cliente’, disse.

Com grande potencial de crescimento, a marca tem expandido a operação no Nordeste. ‘Hoje, o cliente encontra muito mais que uma loja física. Nossas unidades são ambientes de experimentação dos produtos e, além disso, contam com facilidades como agência de serviços financeiros, o banQi, onde é possível fazer saques e depósitos’, revela.

Flavia informa que a empresa possui um time com foco e olhar regional. Que vai além de pensar e desenhar campanhas que conversem com a região.

‘Ele busca também oportunidades de mídias e ativações locais, como por exemplo a contratação de influenciadores locais, merchans, sempre prezando pela participação de um dos nossos gerentes, interagindo com o comunicador. Porque a gente acredita que isso traz mais proximidade para o nosso cliente’, declara.

Mais que loja física

As lojas também funcionam como mini hub logístico, que possibilita a retirada de produtos adquiridos online e a entrega desses produtos nas residências em poucas horas.

Estamos sempre atentos às tendências, ao perfil e ao comportamento do nosso cliente. Nossas ações são sempre pensadas para oferecer ao consumidor a melhor jornada e experiência com a rede.

Novas apostas

Neste ano, Flavia cita a criação do VIP Casas Bahia, primeiro programa de fidelidade omnichannel da marca, que premia o cliente por sua recorrência lojas, seja física, site ou aplicativo.

‘Também investimos no Me Chama no Zap, onde o cliente pode tirar dúvidas e até concluir a compra de um produto, sem precisar ir à loja. Com isso, o cliente tem uma experiência de atendimento e consultoria online, com todo o suporte necessário para efetuar a sua compra com tranquilidade’, conclui a gerente.

Outras lojas lembradas na pesquisa foram Zenir, com 9,3%, Rabelo, com 4,3%, ibyte, com 3,7%, Americanas, com 3%, entre outras com índices menores de lembrança.

A taxa dos que não souberam informar o nome de nenhuma loja de eletroeletrônicos subiu consideravelmente de 5% para 16%.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Lojas de Eletroeletrônico AB

No recorte das classes A e B, o resultado também configura empate técnico. O Magazine Luiza aparece com 23,4% das menções e a Casas Bahia com 21,4%.

A margem de erro neste recorte é de oito pontos percentuais para mais ou para menos.

Liderança absoluta na categoria shopping center

Com constantes investimentos, aprimoramento, ações, eventos e novas lojas e serviços, o Iguatemi, que passou a se chamar Iguatemi Bosque, manteve-se líder absoluto e vence pela 15ª na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, incluindo a edição 2002, quando o levantamento era chamado ‘Marcas do Ceará’.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Shopping Center Geral

Citado de forma espontânea por 44,6% dos cearenses nesta edição, o Iguatemi teve queda em relação ao levantamento anterior, 2021-2022, quando atingiu 57,6% das menções.

Neste ano, investiram cerca de R$ 33 milhões em ações para aprimorar a arquitetura e infraestrutura do shopping para proporcionar experiências aos clientes.

‘Sentimos uma imensa gratidão com o reconhecimento. Nosso slogan já deixa claro que o Iguatemi Bosque é o shopping da vida dos cearenses. Essa história foi construída com muito empenho de todos: empreendedores, dirigentes, lojistas, colaboradores e, principalmente, com os milhares de clientes que nos visitam diariamente’, celebra Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Bosque.

Estratégias

Ainda em 2022, mais de 45 novas operações devem ser inauguradas. A estratégia é investir em novidades e exclusividade.

No primeiro semestre, realizou eventos como o Museu das Ilusões, ainda em cartaz; a exposição de Orcs, com intervenções gigantes de criaturas dos filmes de aventura e a mostra ‘O Que Não Nos Disseram’, exaltando o protagonismo de mulheres vítimas de violência.

A segunda edição da exposição Render-CE, da Loja do Bem, que destaca o protagonismo do trabalho de artesãos cearenses, realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). No início de julho, realizou o I’Music com cerca de 40 mil pessoas.

‘Nossas estratégias são trazer novas ações, experiências e promoções para manter o público cada vez mais interessado em visitar o shopping. Hoje, o grande desafio é justamente nos mantermos inovadores perante o desenvolvimento do varejo nos últimos anos, já que Fortaleza é considerada um grande polo comercial’, detalha Oliveira.

Outros shoppings citados na pesquisa foram Parangaba Shopping, em clara menção a Shopping Parangaba, com 11,3%; North Shopping, com 10,7%; RioMar, com 10,6%; North Shopping Jóquei, com 4,7%; Benfica, com 3,2%; Via Sul, com 2,4%; RioMar Kennedy, com 2,2%; entre outros menos citados.

“Ter o Shopping Parangaba entre as grandes marcas é motivo de comemoração e de alegria e nos motiva a trazer, cada vez mais, melhores experiências para nossos clientes e lojistas. Ele tem proporcionado às pessoas além de compras, entretenimento, lazer e facilidades para o dia a dia. Ao longo do ano fizemos ações inovadoras e campanhas inéditas, com foco, sempre, nas pessoas e em suas famílias”, informa o gerente de marketing do shopping, Felipe Bahiana.

Parceria com o entorno

Lia Carvalho, gerente de Marketing do North Shopping Fortaleza, também está feliz com esse reconhecimento, afinal são 30 anos de relacionamento.

O empreendimento chegou para suprir uma demanda de mercado no desenvolvimento da região.

‘Somos apaixonados por ouvir histórias, compartilhar experiências e transformar a vida das pessoas. Procuramos estar sempre atentos às demandas dos clientes para tomada de decisão de ações, lojas e comunicação. Temos uma preocupação com o futuro, trabalhamos com dois projetos ligados à sustentabilidade e inclusão que acreditamos nos diferenciar dos demais equipamentos’, declara Carvalho.

O shopping possui uma ligação com o entorno e já participou da revitalização da Praça Jonas Gomes de Freitas e apoiou projetos de entidades filantrópicas e de assistência, como o movimento da Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), por meio do Sustentabilidade Transforma, e realizou parcerias com o Instituto dos Cegos e o Lar de Idosos Olavo Bilac.

O North Shopping Fortaleza está expandindo o mix com a chegada do Coco Bambu, Kopenhagen, Clubinho PET, Santa Lolla, Natura e investindo em projetos digitais como novo APP e a Ana, a assistente virtual, que utiliza técnicas de machine learningÉ uma categoria de inteligência artificial, em que os computadores desenvolvem o reconhecimento de padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados, e então, fazer ajustes sem serem especificamente programados para isso. .

O RioMar Fortaleza também esteve entre os mais citados entre os entrevistados. ‘Ficamos muito felizes ao sermos reconhecidos pelo fortalezense, em apenas oito anos, desde a nossa chegada, dentre as marcas mais lembradas do segmento de shopping center. Isso nos fortalece e nos lembra da responsabilidade de seguirmos focados em proporcionar aos nossos clientes, lojistas, parceiros e fornecedores as melhores experiências e soluções em serviços, lazer, entretenimento, gastronomia e consumo’, diz Gia Franco, superintendente Regional RioMar em Fortaleza.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Shopping Center AB

No recorte das classes A e B, o Iguatemi mantém o primeiro lugar, com 54,2% de recall. Contudo, com uma queda bastante expressiva, pois obtive 65,7% na pesquisa anterior.

Observando as demais respostas, o North Shopping está na vice-liderança, ao ser lembrado por 8,1% dos entrevistados. Neste recorte, o North Shopping Jóquei foi citado por 7,4% dos respondentes e Via Sul por 2,7%. Neste recorte, os shoppings do grupo Ancar somam 18,2%.

Loja de informática é campeã pela nona vez

Tão relevante no contexto atual, a tecnologia está tanto no dia a dia do lazer quanto no trabalho, especialmente com o avanço do e-commerce e do uso das mídias digitais para comercialização e compras de produtos.

Desta forma, a categoria Loja de Informática faz parte da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023 e traz pela nona vez, em dez edições, a loja ibyte como campeã com 23,7% das menções espontâneas.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Loja de Informática Geral

Com queda no percentual em relação ao ano passado (35,7%), a ibyte, que tem 42 lojas, distribuídas em sete estados CE, PI, MA, PA, PB, PE e RN e Distrito Federal, segue líder no ramo de informática.

Liderar a categoria há tantos anos provoca um misto de reconhecimento e desafio, afirma Mário Matos, gerente de Marketing da ibyte.

‘Reconhecimento pela construção de marca ao longo desses 21 anos de mercado, sempre com olhar para o cliente e em soluções para suas necessidades, perpassando produtos e serviços. Ao mesmo tempo que sucinta o desafio de se manter no topo frente a um contexto mercadológico tão acirrado e complexo’, diz.

Colocar o cliente no centro e agregar soluções que se atualizem na mesma velocidade da mudança no consumo foram fatores chave de sucesso. Se fazer presente e disponível para agregar em todos os momentos sempre foi mantra de negócio’, destaca Matos.

Vários foram, por exemplo, os relatos de agradecimento de clientes que, em meio a todas as lojas fechadas no início da pandemia de Covid-19, puderam contar com a assistência técnica o inesperado home office, ressalta Matos.

‘Nos canais de atacado, fortalecemos o atendimento para empresas, seja para consumo ou revenda de produtos, ampliamos capilaridade de aluguel de equipamentos de informática e entramos no mercado de energia solar, atendendo integradores de todo o País’, informa o gerente de Marketing.

O segundo lugar no ranking é ocupado pela também cearense R7 Informática (6,4%), seguida pelas marcas Nagem (2,8%), Cecomil (2,3%), Samsung (1,2%), SOS Computadores e Microlins (0,6%, cada), entre outras com taxas de lembrança menores.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Loja de Informática AB

Em termos de classe, a ibyte segue à frente na A e B, com 26,8%. As marcas R7 Informática (10,7%), Nagem (6%) e Cecomil (5,2%), são citadas em seguida.

Um dado chama atenção: mais da metade dos entrevistados (52,7%) não soube informar o nome de uma loja de informática, aumento significativo em relação ao ano passado (31,1%).

O Boticário lidera pela sétima vez da pesquisa

O autocuidado está em alta e o setor dos perfumes e cosméticos deixou de ser artigo de luxo para fazer parte do hábito de compra de diferentes públicos e gêneros.

Assim como a adaptação para tipos de pele e de cabelo, raça e produtos para público infantil, veganos ou terceira idade, que ampliou, e muito, o leque de possibilidades e o mix da categoria.

Há sete edições presente na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind a categoria de Perfumaria e Cosmético é liderada pela marca nacional O Boticário com 50,4% das menções espontâneas nesta edição.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Perfumaria e Cosmético Geral

O índice da edição 2022-2023 ficou estável em relação à pesquisa do anterior, 2021-2022, quando cravou 48,8%. A marca se destaca entre as mulheres (55,5%) e entre os respondentes que têm de 26 a 40 anos (58,7%).

O Boticário foi lançado em 1977, em Curitiba (PR), e tem hoje a maior rede franqueada do País, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países.

Conta com portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce.

A diretora de Marketing regional do Boticário, Jacqueline Tobaru, destaca que a marca entende que é preciso estar sempre atento ao comportamento do consumidor e antecipando soluções para sua experiência de compras.

‘Esse é com certeza um diferencial da marca. Hoje, por exemplo, a compra online, estimulada pela pandemia, mudou a forma de escolha e experimentação de produtos de beleza, fazendo com que acelerássemos nosso investimento em tecnologias e soluções nesse sentido’, exemplifica.

Com tantas lojas espalhadas pelo Brasil, a empresa entende que é preciso trabalhar estratégias junto aos franqueados que supram as necessidades de cada regional. Está sempre investindo em estratégias e ações focadas na regionalização da marca.

‘Manter o padrão de atendimento Boticário é tão importante quanto regionalizar e descentralizar, com ações específicas para cada região, retratando as características culturais locais. Para tanto, investimos muito em manter um diálogo aberto com nossos franqueados e revendedores, oferecendo treinamentos, por meio de um time totalmente dedicado à comunicação com a rede.

Já para o cliente final são pensadas ações com live commerces, ativações de marca e experiências.

No Nordeste, por exemplo, o Boticário realiza anualmente ações de grande porte, como a festividade de São João e o Dia do Nordestino, reforçando o orgulho de ser nordestino.

Natura e Avon aparecem a seguir, com 19,8% e 8,8%, respectivamente, seguidas de Jequiti, com 1,8%, Casa Parente e Hinode, ambas com 1,4%, entre outras perfumarias com taxas de lembrança menores.

Não souberam responder 7,7% dos entrevistados, ante 4,9% do levantamento anterior.

Anuário Datafolha Top of Mind – Varejo – Perfumaria e Cosmético AB

No recorte das classes A e B, O Boticário também vence, com 54,9% das menções, seguida pelas marcas Natura, com 19,3%, Avon, com 3,9%, Casa Parente, com 3,5%, Hinode, com 2%, Jequiti, com 1,4%, e demais marcas que apresentaram porcentagens menores.

Como é realizada e quem participou da pesquisa

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 8 a 19 de abril de 2022 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 503 entrevistados na população geral, bem como 149 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 55% foram mulheres e a 45% homens. A faixa etária contemplou 52% com mais de 41 anos; 29% entre 26 e 40 anos; e 18% entre 25 e 16 anos. Já 67% estão entre pessoas economicamente ativas e 33% inativas.

Os pesquisadores foram às ruas, após dois anos de realização por telefone em virtude da pandemia da Covid-19 e fizeram a seguinte pergunta: “Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em…” e citam os 23 segmentos definidos, além da Top do Top, a marca mais lembrada seja qual for o produto ou serviço.

O Datafolha traz, exatamente, como o respondente mencionou. É uma pesquisa de recall, é como o produto ou serviço está na cabeça do entrevistado. Logo pode ser a sigla, o apelido ou o nome completo. Para cada menção há um percentual próprio.

Um ponto que chama a atenção é que apesar de ser um produto já consolidado do Grupo O POVO, o Anuário se renova a cada edição, agrega novos conteúdos, além de atualizar a base de dados anualmente.

Na Web, ele tem acesso gratuito pelo site e os leitores podem consultar todo o conteúdo. Para conferir o material na íntegra clique aqui.

Conheça conteúdo completo do Anuário Datafolha Top of Mind

Nas matérias seguintes sobre a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, O POVO traz, individualmente, os setores e suas categorias, como Comunicação; Varejo e Serviços, destacando os vencedores e os seus diferenciais no mercado.

Além disso, uma reportagem vai expor o resultado consolidado da pesquisa Top of Mind e as marcas mais lembradas pelo consumidor cearense no Top do Top, aquelas que estão na lembrança imediata da população.

O que é o Anuário do Ceará

Anuário do Ceará é uma obra completa sobre os dados Estado do Ceará, dos aspectos econômicos, políticos, administrativos, culturais, sociais, entre outros.

Nesta edição 2022-2023, a publicação homenageia o centenário de Aldemir Martins, que ilustra as 680 páginas de informação e análise, com uma série de dados exclusivos, em 14 capítulos.

E o Anuário tem um novo capítulo. O ano histórico para o futebol cearense em 2022 ensejou um material especial.

Outro destaque é a 5ª edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece) além dos novos rankings dos parlamentares mais influentes.

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind mostra a força das marcas em 23 categorias, além da marca Top do Top.

O Anuário é feito de muita informação atualizada com rigor jornalístico, vide o Guia das Cidades. Cerca de 100 dados sobre cada um dos municípios.

O time comandado pela editora-executiva Joelma Leal sob a tutela do editor geral do Anuário do Ceará, Jocélio Leal, apura, checa, revisa e edita as informações.

Coube à editora de arte Andrea Araujo e sua equipe comandar e trazer à tona o centenário de Aldemir Martins nas páginas da publicação.

Fonte: O Povo

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