Varejo hiperlocal como meio para fidelização de clientes

Nova tendência mostra como a proximidade e a conectividade podem atrair mais consumidores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

VAREJO HIPERLOCALVarejo, fidelização de clientes, orientação empresarial
Foto: Freepik

O “êxodo urbano”, a troca das grandes capitais por cidades menores em busca de qualidade de vida, vem impulsionando o chamado varejo hiperlocal. Esse movimento atende à crescente demanda por soluções que sejam ágeis e acessíveis, alinhadas ao estilo e às expectativas dos novos consumidores.

O fenômeno parte da premissa de que tanto clientes quanto empresas olham para o que está próximo, pensando localmente e priorizando a conveniência e as oportunidades, respectivamente. “O futuro do varejo será cada vez mais descentralizado e conectado. As lojas não precisam ser grandes, mas sim convenientes e adaptadas às necessidades do entorno”, ressalta César Baleco, CEO da IRRAH, grupo de tecnologia especializado em soluções para o setor varejista.

Pequenos negócios são impulsionados pelo varejo hiperlocal

Segundo o executivo, o varejo hiperlocal também está associado ao crescimento dos pequenos negócios no Brasil, que representam a maioria das empresas abertas recentemente. Ao longo de 2024, segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, mais de 3,3 milhões de novas empresas surgiram no país. Deste total, 3,2 milhões são MEIs, micro ou pequenas empresas.

Para Baleco, essa transformação tende a ficar ainda mais acentuada. Durante a pandemia, 72% dos brasileiros passaram a priorizar pequenos negócios, e 80% afirmaram que continuarão incentivando estabelecimentos locais, de acordo com pesquisa da Accenture. “A tecnologia no varejo deixa de ser apenas um facilitador para se tornar um diferencial estratégico”, enfatiza.

Consumidor conectado

E as formas de utilizar esse diferencial são inúmeras. “Não podemos esquecer que o consumidor está próximo, mas também está conectado. E, apesar de mais propício a comprar de quem está perto, enfrenta uma concorrência esmagadora no universo virtual. Diante disso, é necessário que os comerciantes locais lancem mão das tecnologias existentes hoje para se sobressair”, observa.

Para cativar o seu público e vencer a concorrência no mundo tecnológico, existem ferramentas acessíveis hoje no mercado que, por exemplo, automatizam campanhas e atendimentos. “Imagine lançar uma campanha digital para atrair pessoas que ainda não conhecem sua loja. Você pode oferecer descontos exclusivos. Para os clientes que já frequentam, é possível incentivá-los a se inscrever em seu canal online para receber novidades, promoções e atualizações, estimulando compras mais frequentes”, finaliza.

Notícias Relacionadas