O foco no interior do Brasil fez com que as vendas da Farmarcas chegassem aos R$ 9,2 bilhões. O montante é resultado de um avanço de 18%. As informações são da Exame.
“Nosso modelo permite que farmácias independentes tenham acesso a melhores condições comerciais, ferramentas de gestão e suporte estratégico. Isso fortalece a competitividade dos nossos associados, especialmente nas regiões onde as grandes redes ainda não chegaram”, comenta o diretor de operações, Jhonatan Teixeira.
As regiões Norte e Nordeste despontam como duas das mais estratégicas para a administradora de redes de farmácias. Um exemplo é sua atuação no Pará. A companhia cresceu, em 2024, 26% no Estado, que já representa 14% de seu faturamento total.
Essas regiões seguirão como parte vital da operação da companhia. Para 2025, é previsto um crescimento de 15%, baseado na abertura de 144 novas lojas e na consolidação dos PDVs nortistas e nordestinos. Para os próximos cinco anos, a meta é um faturamento de R$ 17 bilhões.
Vendas da Farmacas crescem com faturamento mensal acima da média
Além da expansão, o crescimento orgânico da Farmarcas também se destaca sob o mercado. Afinal, a administradora comemora o faturamento médio mensal de suas lojas na casa dos R$ 500 mil.
“Nosso crescimento é reflexo de uma estratégia que inclui otimização do mix de produtos, precificação e localização estratégica das lojas. Esses fatores contribuem para a experiência de compra e o desempenho dos associados, especialmente em regiões fora dos grandes centros urbanos”, afirma Teixeira.
Administradora reúne mais de 1,6 mil farmácias
Reunindo farmácias independentes sob o guarda-chuva do associativismo, a Farmarcas é representada por 11 bandeiras, que totalizam 1.682 unidades no país. Por meio da administradora, os gestores conseguem melhores negociações com o canal farma, além de garantir acesso a ferramentas de gestão e um modelo colaborativo de negócio.
Marcas próprias ganham protagonismo
As marcas próprias vêm ganhando especial importância no mix das associadas. A SurpraCorp, que atua com polivitamínicos, já gerou R$ 69 milhões em vendas no último ano.
Em paralelo, a administradora também lançou iniciativas nas áreas de cuidados pessoais, com a SupraCare; e infantis, com a SupraBaby. “Trabalhamos com uma linha de produtos que garante rentabilidade e, ao mesmo tempo, ofereçe produtos de qualidade a um preço acessível”, opina o diretor.
Companhia apresentou nova sede para ser hub de negócios do setor
Inaugurado no começo do mês de abril, o Edifício do Associativismo surge como um novo centro estratégico de conexões e oportunidades para o mercado farmacêutico. Com salas de reunião, auditório e diversos espaços colaborativos, o prédio tem como propósito impulsionar a transformação do mercado, gerando valor para todos os envolvidos.
A proposta é promover interações estratégicas, onde todas as partes do mercado farmacêutico podem se conectar, colaborar e criar oportunidades de negócios sustentáveis. “Este edifício será muito mais do que um local de encontro para nossos associados. Será um centro de negócios, uma plataforma para todos do mercado farmacêutico trocarem ideias, fecharem parcerias e avançarem juntos,” afirma Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.