Workshop da Retail Farma reúne mais de 1,8 mil participantes
Com o tema “Farmácia do Presente”, evento apresentou tecnologias, estratégias e casos reais que estão mudando o jogo para grandes redes e farmácias independentes
por César Ferro em
e atualizado em


Dando continuidade à sua agenda de capacitações sobre inovação, disrupção e tecnologia, o Retail Farma Brasil promoveu mais uma edição do workshop A Farmácia do Presente. O evento, que teve o Panorama Farmacêutico como mídia oficial, foi realizado na última quinta-feira, dia 4, no Cubo Itaú, em São Paulo (SP), e reuniu mais de 400 participantes presenciais e 1,4 mil virtuais.
“O workshop nasceu com um propósito muito claro: oferecer inteligência aplicada e criar pontes sólidas entre a indústria e o varejo. Mais do que trazer tendências, nosso compromisso é entregar caminhos práticos e aplicáveis para quem está na linha de frente da transformação do setor”, afirma o vice-presidente de relacionamento com o mercado do Retail Farma Brasil, Paulo Gomes.

Workshop da Retail Farma contou com 20 palestrantes convidados
Entre CEOs, executivos de grandes redes, especialistas em tecnologia e líderes em inovação, o Retail Farma Brasil reuniu um time com mais de 20 palestrantes para esta edição do workshop. A programação foi dividida em dois blocos: o primeiro abordou “O novo jogo do varejo” e o segundo tratou de “Valor, diferenciação e novos modelos”.
Entre os especialistas presentes estavam Katya Erdmann (IQVIA), Giuseppe Picolli (Riedl), Marcos Consoli (Procfit), Davi Borges (PGFarma), Marcelo Dantas (Farmarcas) e Ana Biguilin (Hypera), entre outros.
“O grande saldo é ver indústria e varejo se conectando de forma mais madura e estratégica. Criamos um ambiente em que as duas partes podem se enxergar como parceiras no desenvolvimento de categorias e na entrega de valor para o shopper”, destaca a vice-presidente de marketing do Retail Farma Brasil e especialista do Panorama Farmacêutico, Monica Gomes.
Confira alguns dos principais temas debatidos durante o evento:
- Cultura organizacional orientada por propósito: como engajar times e fortalecer vínculos com o cliente
- Inteligência artificial e automação aplicada: do backoffice ao ponto de venda, com impacto direto em margem e EBITDA
- Modelos de negócio inovadores: inspiração em mercados como o de luxo para criar diferenciação
- Shopper e fidelização: como o novo comportamento de consumo redefine estratégias
Próximo encontro será em novembro
O próximo workshop está previsto para novembro, em data ainda a ser anunciada. “Vamos discutir as oportunidades e os desafios de conquistar as cinco gerações que convivem atualmente. Esse é um dos maiores desafios estratégicos da década. Não basta estar em todos os canais: é preciso ser capaz de encantar diferentes públicos sem perder consistência e autenticidade”, reforça Monica.