Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

24 semanas de gestação: pulmão se preparando

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

24 semanas de gestação

Com 24 semanas de gestação, chegamos a metade do sexto mês de gravidez, já se passaram de 162 a 168 dias do período gestacional.

Nesta fase, o pulmão se desenvolve para a respiração, dando início a produção de surfactante. Os sentidos do paladar e do olfato também já se encontram bem desenvolvidos, e o bebê começa a sentir o gosto e o cheiro do líquido amniótico.

Como o útero se encontra em crescimento, ele pode comprimir o estomago, o que pode causar azia e/ou refluxo na gestante. Com 24 semanas de gestação, a futura mamãe pode apresentar também um quadro de anemia.

Nesses casos, a grávida pode demonstrar sintomas como cansaço excessivo, mucosas e pele pálidas e tonturas.

Desenvolvimento do bebê com 24 semanas de gestação

Com 24 semanas de gestação, o feto já tem quase todos os órgãos sensoriais desenvolvidos. Com isso, ele já sente o gosto e o cheiro do líquido amniótico, além de responder com movimentos estímulos sonoros externos.

Quanto aos olhinhos, seu desenvolvimento está quase completo. No fim desta semana, as pálpebras irão se separar e, pela primeira vez, os olhos se abrirão.

É nesta época também que os ramos dos pulmões se desenvolvem. Além disso, começam a surgir as células que produzem o surfactante pulmonar, uma substância que reveste os alvéolos dos pulmões e auxilia na troca de oxigênio da respiração.

Tamanho e peso

O tamanho do bebê com 24 semanas de gestação é comparável ao de um melão cantalupo. Da cabeça ao bumbum, ele costuma medir algo em torno de 21,3 centímetros e da cabeça aos pés cerca de 30,4 centímetros.

Nesta fase da gravidez, o feto costuma pesar aproximadamente 665 gramas.

Mudanças para às mamães

Devido ao crescimento registrado pelo útero com 24 semanas de gestação, a grávida pode sentir azia e refluxo. Isso porque o estômago é pressionado pelo órgão para cima, o que causa uma subida do ácido estomacal para o esôfago.

Caso a gestante apresente sintomas como cansaço excessivo, mucosas e pele pálidas, palpitações e tontura, ela pode estar acometida pela anemia, muito comum nessa fase do período gestacional.

Esses casos normalmente são resultados de deficiências de nutrientes como ácido fólico, ferro e vitamina B. Esses nutrientes se fazem ainda mais importantes nessa fase da vida porque eles são vitais para a produção de glóbulos vermelhos, essenciais para levar os nutrientes e o oxigênio para o bebê.

Cuidados

Assim como durante toda a gravidez, com 24 semanas de gestação, a futura mamãe terá que conviver com alguns sintomas, que podem ser amenizados com as seguintes dicas.

Azia e/ou refluxo com 24 semanas de gestação

Para aliviar esse desconforto, será de grande ajuda:

  • Evitar exageros na alimentação;
  • Evitar frituras e comidas muito apimentadas ou muito temperadas;
  • Fazer refeições menores, mas com uma frequência maior (a cada duas ou três horas)

Anemia

Para evitar a anemia durante a gravidez, você pode:

  • Aumentar a ingestão de ferro (coma bife de fígado, espinafre e feijão, por exemplo)
  • Suplemente os nutrientes indicados pelo profissional da saúde

Dicas bônus

Com 24 semanas de gestação ou não, é sempre importante seguir as indicações médicas e realizar as consultas pré-natais. Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios com acompanhamento de um profissional da saúde.

Os exames mais importantes

Um importante exame para essa fase é o ultrassom morfológico. Com 24 semanas de gestação, a grávida se encontra no limite para a realização desse exame, importante para acompanhar o desenvolvimento do bebe e identificar possíveis doenças e malformações.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress