Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

75,7% das pessoas pesquisam preços online antes de fazer uma compra

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

De acordo com pesquisa da Social Miner, com relação às vendas no Dia das Crianças, entre os dias 5 e 6 de outubro, apenas cerca de 20% dos entrevistados afirmaram já ter comprado os presentes. Por outro lado, outros 45% disseram que comprariam um presente para a data. A pesquisa também revelou que 75,7% dos respondentes pesquisam valores e ofertas pela internet antes de realizar a compra.

Uma das informações mais relevantes da pesquisa é que mais de 50% dos participantes afirmaram que aproveitariam a data comemorativa do Dia das Crianças para procurar ofertas e descontos de produtos para si mesmos, como livros, viagens e games. Com isso, é possível concluir que o período impulsiona vendas em geral, e não apenas presentes voltados para as crianças.

Cresce procura por produtos on-line

De acordo com uma pesquisa realizada pela Connected Life, com mais de 60 mil consumidores em 50 países, cerca de 7 a cada 10 brasileiros (68%) realizam pesquisas on-line antes de efetuar a compra em lojas físicas, enquanto 74% preferem comprar pela internet. Especificamente, 77% dos consumidores afirmam realizar pesquisas on-line antes de efetivamente efetuar a compra de perfumes e cosméticos; produtos de maternidade e cuidados com bebês (90%); e para itens de higiene (cerca de 70%), como shampoo e desodorante.

No Brasil, 53% dos consumidores já estão decididos a adquirir um produto de determinada marca antes mesmo de efetuar a compra. Por outro lado, 10% acabam mudando de ideia durante as pesquisas e levam para casa uma marca diferente da planejada.

Pesquisas realizadas pela Internet movimentam comércio

O brasileiro tem optado cada vez mais pelo uso da internet como um meio de fazer suas compras. Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) avaliou o comportamento do consumidor em relação aos e-commerces.

A pesquisa considerou o período de 12 meses e comparou os consumidores que realizaram compras pela internet com os que compraram seus produtos em lojas físicas.

O estudo concluiu que quase 50% dos consumidores procuram fontes de preço on-line antes de comprar o objeto em uma loja física. Essa parcela da população é levada por algumas motivações:
• 38% desejam realizar pesquisa de preço;
• 22% buscam mais informações com relação ao produto;
• 10% querem saber a opinião de outros consumidores.

De todos os respondentes, apenas cerca de 20% procuram uma loja física diretamente, sem ter feito nenhum tipo de pesquisa prévia, e ainda, 35% efetuam pesquisas periodicamente, dependendo do segmento de produto que procuram.

Cresce preferência por lojas on-line

A pesquisa também levou em consideração a preferência dos participantes entre lojas virtuais e lojas físicas. De forma geral, a praticidade e o preço são as variáveis mais importantes na hora da opção por compras realizadas pela internet.

Dentre os principais fatores que levam os consumidores a optar pelo e-commerce, é possível citar:
• Os preços on-line, que são considerados mais baratos do que em lojas físicas (83%);
• A comodidade da compra (75%);
• A variedade de produtos (73%);
• A facilidade de escolha (62%);
• A rapidez de compra (59%);
• Melhores formas de pagamento (57%);

Fonte: SEGS

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/06/varejo-e-servicos-de-sp-registram-queda-no-faturamento-em-abril/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress