Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Varejo farmacêutico teve queda de 0,8% nas vendas em março

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 varejo farmacêutico
Foto: Freepik

A 15ª edição do Índice de Atividade Econômica, estudo realizado pela consultoria Stone, apontou uma queda de 0,8% nas vendas do varejo farmacêutico em março. A análise aponta queda de 2,5% do volume de vendas do varejo, no comparativo ano contra ano. Já no comparativo com o mês anterior o índice apresentou alta do volume de vendas com 0,2%, no comparativo com fevereiro.

Os parâmetros utilizados pela Stone foram baseados na metodologia de pesquisa do Consumer Finance Federal Reserve Board (FED), banco central dos Estados Unidos. Negócios realizados por meio de cartões de débito e crédito, PIX e vouchers foram somadas em busca de uma representação verdadeira da realidade de pequenos, médios e grandes negócios.

Queda no varejo farmacêutico pode ser encarada de maneiras diferentes

Embora o primeiro instinto ao analisar números de mercado seja temer as quedas, a variação de 0,8% no mês de março pode ser encarada de maneira positiva quando inserida em um contexto maior.

“Os números desse mês nos mostram que, embora o resultado no comparativo com o ano passado seja negativo, quando olhamos para a evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se continuada tendência de melhora”, explica Matheus Calvelli, cientista de dados responsável pelo estudo.

Além disso, o faturamento geral do setor no mês avançou, como apontou a consultora de consumo Bnex,no Shopper Report, seu relatório de consumo mensal.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress