Fecofar fecha parceria com o programa Farmácias Digitais
Iniciativa levará digitalização para empreendedores ligados a redes da federação
por César Ferro em
e atualizado em


Como parte da estratégia de dar tração a parcerias com outros players do canal farma, a Fecofar acaba de firmar um acordo com o programa Farmácias Digitais, ecossistema desenvolvido pelo GrupoSC. O objetivo é acelerar o processo de modernização das vendas online das sete redes associadas.
A iniciativa está organizada em três frentes. Em uma delas, a loja passa a vender seus produtos por meio do marketplace Farmácias APP. Em um segundo momento, será criado um e-commerce próprio para cada unidade. “O associado não precisa se preocupar com os aspectos técnicos desses novos canais de vendas, pois o gerenciamento ficará a cargo da plataforma”, afirma o administrador-executivo da Fecofar, Willians Robles.
A federação também idealizou a implementação de totens em PDVs selecionados. “Por meio desses dispositivos, o consumidor terá a possibilidade de comprar na loja física um mix de produtos muito mais variado, uma vez que a farmácia poderá se utilizar de todo o portfólio disponível no GrupoSC”, declara.
“Essa parceria é um marco importante para o GrupoSC. Já somos um forte parceiro das farmácias na distribuição, mas podemos estender esse apoio ao varejo, no que é pertinente à transformação do mercado e ao crescimento da digitalização, facilitando o acesso por meio das nossas soluções”, comenta Jorge Luis Antunes, gerente comercial de canais digitais do GrupoSC.
Experiência digital reverbera na loja física
Segundo Robles, o totem será cedido às farmácias após uma avaliação estrutural do ponto de venda. “Nosso parceiro analisará o melhor uso da funcionalidade sem comprometer a layoutização da loja”, ressalta.
O executivo também explica que, caso o consumidor faça a compra de um item não presente no estoque da unidade, ele poderá retirar sua encomenda no dia seguinte. “Assim, abre-se um universo de oportunidades para o empreendedor. Ele pode vender itens que talvez não façam parte de seu mix convencional, mas que reforçarão seu papel como um ponto de conveniência”, afirma.
Fecofar quer seguir exemplo de grandes redes
Questionado sobre os objetivos do projeto, Robles argumenta que esse é um caminho natural para o varejo farmacêutico, mas que ainda não é uma realidade democrática no setor. “Queremos levar para a pequena e média empresa uma estrutura que já é corriqueira nos grandes players, onde as vendas digitais chegam a representar 20% do volume de negócios”, aponta.
“A partir dessa união de esforços, disseminamos uma gama de ferramentas a estabelecimentos com restrições de custo e acesso para implementar essas inovações, ainda muito dependentes do fluxo no varejo físico”, acrescenta.
Federação aposta em alta adesão de associados
A adesão à parceria com o Farmácias Digitais será voluntária, cabendo a cada empreendedor entender seu momento de maturação. Apesar disso, Robles aposta em uma alta aceitação. “Esperamos que cerca de 70% dos PDVs estejam integrados ao ecossistema em médio e longo prazo”, projeta.
Atualmente, a Fecofar já apresentou quatro projetos em parceria com outros players do setor, como o de serviços farmacêuticos, nutrição, dermocosméticos e esse de tecnologia. Ainda no próximo mês de junho, a federação lançará sua universidade corporativa. No segundo semestre, a entidade prevê outras cinco iniciativas.
“O associativismo precisa ser retroalimentado. É como uma plantação. Não basta colocar a semente. É preciso voltar regularmente para regar até surgirem os frutos. Por isso, fecharemos novas parcerias, mas antes precisamos garantir o sucesso desses dez projetos inaugurais”, finaliza o administrador.

Composta por sete redes entre franchising e associativismo, a Fecofar soma mais de 3,3 mil lojas, espalhadas por 24 estados e 1.261 municípios. Fazem parte da federação as redes Drogarias Max (RJ), Farmácias São Rafael (SC), Farmais (SP), Grupo AMR (MG), Grupo Redemed (PE), MasterFarma (SC) e Rede Multidrogas (SP). Em 2024, o grupo contabilizou faturamento de R$ 6 bilhões.