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Entenda como aprimorar a comunicação interna da farmácia

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comunicação interna da farmácia
Foto: Freepik

A comunicação interna da farmácia, se mal gerenciada, pode desalinhar a equipe com os procedimentos e valores da empresa.

Mas qual é a real importância de manter uma interação fluida com todas as pontas do seu negócio? Convidamos especialistas da Procfit para analisar as principais dores dos varejistas e indicar caminhos como a implementação da rede social corporativa.

Quais as implicações das falhas na comunicação interna da farmácia?

De acordo com Filipe Costa, coordenador de desenvolvimento do Cosmos Pro, plataforma do grupo Procfit, as principais dificuldades na comunicação interna de uma farmácia são a agilidade e o método pelo qual as informações são transmitidas.

“Muitas lojas ainda confiam em esquemas mais antigos, como os murais. Mas até um comunicado ser enviado por e-mail, impresso e afixado, muito tempo é perdido”, explica.

Com relação ao método, Costa diz que algumas farmácias ainda realizam a impressão física de todos os seus procedimentos. Isso gera uma dificuldade de manter as lojas atualizadas às diretrizes da empresa, tendo em vista que legislações são modificadas e sem garantia de que os colaboradores tiveram acesso ao conteúdo.

“Quando o gestor se apoia em uma ferramenta que permite a atualização ágil das informações, com meios de monitoramento da replicação das informações, a desinformação é combatida de forma natural”, avalia.

Um exemplo dado por Costa diz respeito aos recalls de medicamentos. “Quanto mais ágil essa informação chegar à frente de loja, mais rapidamente a equipe pode atuar para tirar esse produto de venda”, exemplifica. Segundo o executivo, toda a operação da farmácia pode ser afetada por falhas de comunicação, mas a área de recursos humanos é uma das mais atingidas.

Sistemas podem dinamizar a comunicação

A adoção de sistemas tecnológicos contribui para lapidar o fluxo de informações na farmácia. De acordo com Costa, dentro do próprio Cosmos Pro existem várias funcionalidades para esse fim.

“O gestor pode publicar informativos, alimentar uma plataforma de treinamentos e fazer vídeochamadas sem limite de tempo e participantes. É possível, inclusive, enviar notificações para os colaboradores e demais lojas da operação, que vão chegar no computador e até mesmo nos celulares”, observa.

Entre as principais vantagens destacadas pelo coordenador estão o aumento da produtividade e a redução nos gastos desnecessários.

Rede social corporativa é solução inovadora

Mas você deve estar pensando porque usar um sistema específico se posso utilizar o e-mail ou WhatsApp. A segurança, e a organização da comunicação são a resposta. Ao centralizar as informações em um só lugar, o controle de monitoramento e entregas é muito maior, sendo capaz de abranger várias lojas ao mesmo tempo.

“Quando a comunicação está centralizada em uma plataforma digital como o Cosmos Pro, por exemplo, é possível garantir que a informação está chegando de forma democrática, segura e organizada para todos os colaboradores, independentemente da sua geolocalização. Dessa forma, toda empresa sai ganhando, pois está investindo em uma ferramenta que ajuda a espalhar informações de forma assertiva para todos os colaboradores e simultaneamente”, explica Marina Freitas, coordenadora de marketing da Procfit.

Marina tem experiência com uso de ferramentas do gênero, uma vez que a própria companhia já faz uso da plataforma Cosmos Pro. Segundo ela, tal tecnologia trouxe mais dinamismo e engajamento dos colaboradores durante o dia a dia.

“Muitas vezes, comunicações via WhatsApp ou e-mail acabam ficando perdidas. E há momentos em que não é o suficiente e precisamos falar com várias pessoas ao mesmo tempo. É principalmente nesses casos que a rede social corporativa é uma forte aliada das equipes de marketing e RH”, exemplifica.

Além disso, é possível utilizar diferentes formatos de conteúdo para explicar, da melhor forma, a informação que se pretende transmitir – entre os quais vídeos que ilustrem o modo ideal para expor produtos na gôndola e dicas para os atendentes de loja. É possível também segmentar os conteúdos para os públicos específicos das lojas, com dicas de layoutização para os balconistas, melhorando o recebimento dos conteúdos criados de acordo com o setor dos colaboradores.

Outra dica válida para melhorar a comunicação a partir de uma rede social corporativa é criar editoriais mensais dos conteúdos e informativos que deverão ser disparados para os colaboradores. “Dessa forma, será muito mais fácil manter todos informados de forma segura, além de possibilitar uma visualização do planejamento de cada assunto que deve ser comunicado”, finaliza Marina.

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