Piracanjuba traz 15 lançamentos para o varejo farmacêutico
Fabricante de suplementos apresentará oito novos produtos durante o Abrafarma Future Trends


Para reforçar sua proximidade com o varejo farmacêutico, a Piracanjuba, tradicional empresa do mercado lácteo que atua com suplementos há seis anos, aposta na diversificação do portfólio. Só em 2025, a empresa terá 15 lançamentos destinados às prateleiras das farmácias.
Uma das estratégias da fabricante é aliar a divulgação das novidades com grandes eventos setoriais, a exemplo do que aconteceu na última edição do APAS Show, em maio. Foram cinco novos produtos, disponíveis também no canal farma – duas parcerias com a Milky Moo; a linha Zquad para crianças partir dos dez anos; um leite enriquecido com proteína e sem lactose; e o sabor Caramel Coffee, da Emana .
“Os lançamentos apresentados na feira renderam, em uma semana, o que prevíamos para os primeiros quatro meses de comercialização”, comemora o diretor da unidade de negócios de Nutrição e Bem-estar, Wesley Barbosa. O executivo também revelou ao Panorama Farmacêutico que o Abrafarma Future Trends, agendado para agosto, será outra vitrine para a marca. “Temos mais oito lançamentos que serão apresentados na oportunidade”, antecipa.
Varejo farmacêutico credencia qualidade, afirma Barbosa
Para Barbosa, a presença dos produtos da Piracanjuba no varejo farmacêutico é estratégica, uma vez que credencia a excelência do mix. “O setor inspira confiança nos consumidores, sentimento que se estende à relação colaborativa com a indústria”, avalia.
Entre os lançamentos previstos para o canal farma estão itens focados em públicos mais específicos, como crianças e idosos. “Atualmente, temos apenas dois grandes players nesse segmento. Queremos ser a terceira via na categoria”, argumenta. E novamente o varejo farmacêutico terá um protagonismo ímpar.
“Graças às farmácias, os medicamentos genéricos firmaram-se como alternativas seguras e acessíveis para os tratamentos. Estamos convictos de que o mesmo acontecerá com o mercado de nutrição, privilegiando quem oferece um custo-benefício interessante para o consumidor”, opina.
Piracanjuba quer se aproximar do associativismo
Já bem posicionada nas grandes redes de farmácias, a Piracanjuba busca se aproximar também do associativismo. Para isso, vem estruturando sua malha de distribuição com base na parceria com companhias regionais. “Tem um ditado goiano que eu gosto. Estamos afiando o machado agora em 2025. Trouxemos o Robson Xarelli para o cargo de gerente comercial, que está nos auxiliando na formação de parcerias com distribuidoras regionais e ligadas à Abradilan”, relata.
Fabricante completa 70 anos querendo repetir o passado
Barbosa afirma ainda que a inspiração para consolidar o negócio em suplementação vem do passado da própria Piracanjuba. “Há 70 anos essa empresa surgiu em uma pequena casa. Hoje, somos a segunda maior indústria de lácteos do Brasil. Queremos replicar essa trajetória de sucesso nesse novo nicho”, afirma.
Em 2024, a companhia registrou faturamento de R$ 10 bilhões. Para este ano, a expectativa é de crescer o dobro da inflação e as projeções para a divisão de nutrição e bem-estar são ainda mais otimistas. “Se executarmos os lançamentos como previsto, vislumbramos um crescimento entre 15% e 17%”, analisa o executivo. “Queremos estar, até 2030, entre as dez maiores indústrias de não medicamentos do Brasil”, finaliza.