Ecossistema Farmácias Digitais potencializa lucro do varejo
Soluções de inovação do GrupoSC vêm ajudando setor a ampliar média de faturamento em até 35%
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


Com a meta de modernizar a experiência de compra no PDV, o ecossistema Farmácias Digitais, do GrupoSC, vem permitindo que estabelecimentos de todos os portes ampliem vendas e alcancem consumidores em território nacional. As soluções combinam tecnologia, inteligência de dados e logística integrada para otimizar as operações do varejo.
O embrião do projeto começou a ser desenvolvido em 2019 a partir da aquisição do Farmácias App. O marketplace para venda direta ao consumidor registrou crescimento de 300% no ano passado em relação a 2023, totalizando mais de 4,7 mil pontos de venda. A expectativa para 2025 é aumentar em 400% o volume de negócios e somar 11 mil lojas atendidas.
“Já ultrapassamos a marca de 2 milhões de usuários transacionando no marketplace. Além de aumentar o faturamento, as farmácias que aderem à ferramenta não pagam para se cadastrarem, desembolsando apenas um valor referente à comissão sobre as vendas realizadas”, explica Jorge Antunes, gerente comercial dos canais digitais do GrupoSC.
Segundo o executivo, as farmácias também contam com incentivos para atrair o consumidor, incluindo campanhas com frete grátis e cupons de descontos sazonais. “Em média, a rede que implementa todas as nossas soluções digitais apresenta um crescimento de 35%, podendo chegar a 50% em alguns casos”, ressalta.
Um exemplo emblemático é o de uma varejista do interior do Paraná que, após dois meses de cadastro no Farmácias App, obteve um acréscimo acima de R$ 30 mil na receita média mensal. “A evolução foi rápida em função da oportunidade de mercado e da demanda do consumidor por mais agilidade e conveniência”, avalia Antunes.
“Quando há um público maior envolvido, com mais players disputando o mesmo cliente, a excelência na prestação do serviço contribui para a solidez da operação. Nesse contexto, temos lojas que faturam mais de R$ 200 mil por mês só no marketplace”, acrescenta.
Ecossistema do GrupoSC terá automatização via WhatsApp
Uma das mais recentes inovações incorporadas pelo GrupoSC é a automação do atendimento via WhatsApp, cujo lançamento oficial ocorrerá em julho. A solução viabiliza a interação com o cliente por meio de inteligência artificial, com exibição de catálogo e finalização da compra pelo próprio aplicativo.
“Pensando em um universo em que mais de 95% das farmácias utilizam o WhatsApp como canal de vendas, desenvolvemos uma ferramenta que melhora o tempo de resposta e assegura uma jornada de compra mais fluida e completa. Para trazer uma solução inovadora, nos tornamos tech provider da Meta, desenvolvendo soluções em conjunto com a empresa”, explica Antunes.
Essa nova funcionalidade também estabelece conexão com o ERP da farmácia. Dessa forma, é possível pagar via PIX ou em um ambiente seguro onde o cliente cadastra o cartão para finalizar a compra. A ferramenta também possibilita o envio de uma receita digital, o rastreio do pedido ou o esclarecimento de dúvidas em tempo real, de forma rápida e com uso de inteligência artificial.
E-commerce e tótens ganham escala
O ecossistema Farmácias Digitais oferece um conjunto de soluções integradas, que também englobam o desenvolvimento de e-commerce white label, já utilizado em mais de 500 lojas. A expectativa é encerrar o ano com, aproximadamente, 5 mil farmácias.
Outra inovação são os tótens de autoatendimento para o ponto de venda físico. “Os equipamentos permitem a compra de forma rápida e segura. Além disso, funcionam como uma gôndola virtual, conectandoo estoque das distribuidoras SantaCruz e Panpharma, com entrega no dia seguinte na loja ou em domicílio. É uma alternativa para diminuir as filas no caixa em horários de pico e aumento de mix sem precisar de espaço físico”, comenta Antunes.
O modelo faz com que farmácias ampliem seu mix de produtos sem a necessidade de aumentar o estoque local, resolvendo problemas de espaço e fluxo de caixa. A operação mantém o modelo tradicional, com a distribuidora faturando para a farmácia.
Atualmente, 160 lojas estão em fase de ativação dos totens, especialmente na capital e na Região Metropolitana de São Paulo. A expansão para o interior e outros estados deve começar ainda no mês de julho. Os equipamentos são disponibilizados em regime de comodato, o que reduz a necessidade de investimento inicial por parte das farmácias. O sistema de remuneração prevê um percentual sobre as transações.
Gestão inteligente de estoque com inteligência artificial
Outra ferramenta baseada em inteligência artificial realiza o monitoramento e automação do estoque, minimizando falhas operacionais e otimizando a reposição de produtos. Consiste na instalação de câmeras no PDV, que tiram fotos das gôndolas três vezes por dia.
“Após um projeto-piloto com 100 lojas durante 90 dias, percebemos que o tempo médio de reposição dos produtos de curvas B e C girava em torno de 72 horas. E o curioso é que, em 36% dos casos, esses produtos já estavam no estoque da farmácia. Por meio da IA, mais de 1/3 das reposições passou a exigir somente duas horas”, destaca o executivo.