RD Saúde implementa áudio em telas de retail media
Grupo definiu critérios para as inserções, que contarão com volume controlado
por César Ferro em
e atualizado em


Cerca de 81 unidades da RD Saúde passarão por um período de testes em suas telas de retail media. Em aposta para tornar a comunicação mais envolvente, 118 aparelhos passarão a exibir campanhas com áudio. As informações são do Mercado & Consumo.
A campanha “Promoção Bebê Johnsons” será a primeira contemplada pela iniciativa. O projeto é liderado pela Impulso, plataforma interna da varejista, responsável pela comunicação digital em lojas do grupo.
O objetivo é aumentar os resultados dos conteúdos veiculados no PDV, por meio de uma experiência sensorial mais completa. Para nortear as ativações, a companhia definiu alguns critérios técnicos:
- Limite de 252 inserções diárias
- Spots com até 10 segundos de duração
- Volume controlado e adaptável de acordo com o nível de ruído de cada loja
Novo formato de retail media é aposta da RD Saúde
Para a CEO da Impulso, Fabiana Manfredi, o novo formato de retail media é uma grande aposta da RD Saúde. “Acreditamos que o áudio pode transformar a experiência do consumidor no ponto de venda”, afirma.
A executiva também comenta que os resultados auditados durante esse período de testes nortearão os próximos passos da varejista. “Se confirmado o potencial de engajamento e conversão, nossa intenção é expandir o uso para um número ainda maior de lojas e campanhas nos próximos meses”, completa.
Atendendo mais de 170 anunciantes, a empresa alcança cerca de 94 milhões de impactos mensais, por meio de telas instaladas em 1.833 farmácias Raia e Drogasil. Ao todo, são mais de 8,7 mil telas, o que representa o quinto maio inventário de DOOH (Digital Out-of-Home).
Mercado de retail media pode gerar até US$ 293 bilhões
E não é só a RD Saúde que tem apostado cada vez mais no mercado de retail media. A prática tem recebido investimentos crescentes de todo o varejo farmacêutico, superando outros focos históricos de divulgação, como a televisão.
Um levantamento publicado pela Coresight Research no começo ano estimou os investimentos no segmento em US$ 123 bilhões (cerca de R$ 670,4 bilhões) em 2023 e US$ 179,5 bilhões (R$ 978,3 bilhões) em 2024. A projeção é chegar à marca de US$ 293 bilhões (R$ 1,5 bilhão) até 2029.