
O varejo farmacêutico tem apostado cada vez mais no mercado de retail media, que engloba a exibição de publicidade nos canais online e marketplaces das redes e de seus parceiros. A prática tem recebido investimentos crescentes nos últimos anos, superando focos históricos de divulgação, como a televisão. As informações são do portal Propmark.
Um levantamento publicado pela Coresight Research, empresa de análise estatística, estimou os investimentos no segmento em US$ 123 bilhões (R$ 710 bilhões) em 2023 e US$ 179,5 bilhões (R$ 1,03 trilhão) em 2024. A projeção é chegar à marca de US$ 293 bilhões (R$ 1,69 trilhão) até 2029.
“O segmento de mídia de varejo chinês, mais maduro atualmente, responde por cerca de metade da receita global, mas isso cairá para 40% à medida que o mercado global prolifera”, explica Matthew Bailey, analista sênior da Omdia, companhia de pesquisas tecnológicas.
“A Amazon é um player líder no mercado fora da China, respondendo por quase 70% do restante da receita de publicidade de mídia de varejo do mundo em 2023. E, embora sua participação caia nos próximos cinco anos assim que outros varejistas melhoram seu jogo no espaço, um Amazon Prime Video suportado por anúncios e outras estratégias de mídia fortalecerá a posição competitiva do gigante do comércio eletrônico”, complementa o executivo.
Mercado de retail media tem estimativa positiva
A Omdia também espera que, em quatro anos, US$ 75 bi (R$ 433,33 bi) sejam gerados por publicidade de empresas de mídia, fornecedores de tecnologia de anúncios e outros intermediários, a partir de operações de mídia de varejo. Isso significa que, somado às de varejistas, em 2029 o volume chegará a US$ 368 bi (R$ 2,12 bi).
“A mídia de varejo crescerá mais rápido e será maior do que quase todos os outros segmentos de anúncios nos próximos cinco anos”, finaliza Bailey.