E-commerce de farmácias na América Latina deve crescer 17,8%
Estudo aponta que esse mercado atingirá US$ 22,93 bilhões em oito anos
por Gabriel Noronha em


Um relatório divulgado pela Market Data Forecast estima que o mercado de e-commerce de farmácias na América Latina deve sustentar a evolução acima de dois dígitos. A perspectiva é que esse mercado apresente uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 17,8% nos próximos anos.
Se confirmada, essa projeção representará um importante salto no valor movimentado pelo segmento, que passará de US$ 6,18 bilhões (R$ 33,53 bilhões) em 2025 para US$ 22,93 bilhões (R$ 124,41 bilhões) em 2033.
E-commerce de farmácias na América Latina é impulsionado pela digitalização
O avanço do e-commerce de farmácias na América Latina é impulsionado principalmente pela popularização e consolidação do uso de smartphones e tablets, além do aumento da confiança no meio digital como plataforma de compras.
Para aproveitar essa tendência, redes de farmácias de diferentes países têm apostado na criação de aplicativos voltados à venda de seus portfólios diretamente ao consumidor final.
Brasil e México saem na frente de seus vizinhos
Segundo a pesquisa, o Brasil é um dos países de maior destaque no continente, liderando o faturamento do e-commerce de farmácias em quase todas as estatísticas. Entre as categorias favoritas dos brasileiros estão as de fitoterápicos, dermocosméticos e cuidados com os cabelos.
“Os números mostram como as vendas online já se consolidaram como uma parte essencial do varejo brasileiro. A integração de estratégias inovadoras, como a personalização da experiência do cliente e a implementação de programas de benefícios, vem contribuindo para o crescimento do setor”, afirma Eduardo Esparza, gerente geral para o Brasil da Tenerit, consultoria especializada em projetos de implementação de e-commerces no continente.
O México é outra nação com forte presença nos canais online. Lá, é comum que varejistas do setor funcionem 24 horas por dia, realizando entregas mediante pedidos por telefone, aplicativos e e-mails.
A alta disponibilidade e a facilidade da entrega auxiliam na criação de uma conexão entre os estabelecimentos e a clientela. O país ainda vive um crescimento acelerado por apresentar rápida ascensão no número de doenças registradas e na idade média da população.