Anvisa avalia cooperação com a indústria farmacêutica da Índia
Autarquia recebeu embaixador do país asiático no Brasil para debater desafios regulatórios
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


A Anvisa busca uma aproximação estratégica com a indústria farmacêutica da Índia. A agência recebeu na última quinta-feira, dia 14, a visita do embaixador do país asiático no Brasil, Dinesh Bhatia. O encontro foi conduzido pelo diretor-presidente substituto, Rômison Rodrigues Mota, na sede da autarquia em Brasília (DF).
A reunião abordou a relevância da indústria farmacêutica indiana e aspectos regulatórios relacionados ao fornecimento de medicamentos e dispositivos médicos. O embaixador manifestou interesse em estreitar o diálogo com a Anvisa e solicitou esclarecimentos sobre aspectos regulatórios aplicáveis a esses produtos no Brasil.
A agência apresentou um panorama de suas atribuições na regulação sanitária de produtos médicos, bem como dados sobre inspeções realizadas na Índia nos anos de 2024 e 2025.
Anvisa também discute estabelecimento de PDPs
Também foi discutido o interesse de empresas indianas em estabelecer parcerias para o desenvolvimento produtivo (PDPs) com empresas brasileiras, iniciativa que poderá contribuir para a geração de empregos e para a ampliação do acesso da população a produtos estratégicos para a saúde.
O encontro reforçou o papel da Anvisa no diálogo internacional e na promoção de ações que favoreçam a saúde pública, alinhadas a padrões regulatórios reconhecidos globalmente.