Automação inteligente impulsiona rentabilidade do Grupo Toureiro
Com foco na modernização e controle operacional, rede de farmácias aposta nas soluções da Procfit para transformar a gestão das lojas
por Ana Claudia Nagao em


A tradição de 65 anos do Grupo Toureiro, um dos principais nomes do varejo e atacado no Nordeste, não impediu a empresa de olhar para o futuro. Pelo contrário, foi justamente a busca por modernização e escalabilidade que levou a companhia a implementar, em suas farmácias, um robusto sistema de automação desenvolvido pela Procfit. E os resultados já começam a aparecer.
Com 10 unidades físicas, entre supermercados, farmácias, lojas híbridas e um centro de distribuição localizado em Parnaíba (PI), o grupo automatizou processos com o objetivo de eliminar gargalos operacionais. A iniciativa começou pelo segmento farmacêutico, mas já mira uma expansão estruturada para outras áreas do negócio.
“A escolha pela Procfit veio em um momento estratégico, em que precisávamos de um sistema moderno, confiável e com suporte técnico de excelência. A implantação foi um divisor de águas nos nossos processos”, afirma Thiago Soares, gerente de marketing do Grupo Toureiro.
Grupo Toureiro aposta na automação para agilizar processos
A parceria com a Procfit teve início pelas farmácias da rede, onde foi possível testar, ajustar e validar a eficácia das soluções adotadas. A mudança foi significativa. Um dos principais ganhos identificados foi o controle de estoque mais preciso, com impacto direto na redução de perdas, maior acuracidade dos inventários e uma reposição de produtos mais eficiente.
Além disso, a solução implementada inclui PDVs modernos e intuitivos, que aprimoraram a experiência tanto dos operadores de caixa quanto dos clientes, graças a um layout mais limpo e funcional.
“Do ponto de vista de marketing e atendimento ao cliente, o novo sistema também se destaca por ser mais amigável e ágil, além de melhorar a percepção do consumidor sobre a loja”, explica Soares.
Outro destaque foi o suporte técnico da empresa de tecnologia. “A equipe da Procfit esteve presente na inauguração de uma das nossas lojas-piloto, acompanhando tudo de perto. Foram extremamente ágeis e solícitos em cada etapa do processo. O suporte deles é um dos grandes diferenciais em relação ao sistema anterior, que já não atendia mais às nossas necessidades”, ressalta.
Eficiência que se traduz em rentabilidade
Embora ainda não divulgue números oficiais sobre economia ou aumento de faturamento, Soares afirma que a automação já trouxe ganhos visíveis em produtividade e eficiência operacional. “Hoje, nossos compradores ainda trabalham com dois sistemas – o antigo, nos supermercados, e o novo, nas farmácias. Mas já está definido que faremos a migração completa para a Procfit até o início do próximo ano”, afirma.
A expectativa é que, com a unificação dos sistemas, toda a cadeia de suprimentos, do centro de distribuição às gôndolas, opere de forma mais integrada, ágil e com controle em tempo real. Isso permitirá decisões mais rápidas, redução de erros operacionais e, sobretudo, maior rentabilidade.
Escalabilidade e novos formatos de loja
As ferramentas da Procfit também estão sendo testadas em um novo modelo de loja, mais compacto e voltado para cidades de menor porte. A unidade-piloto, com apenas oito checkouts, em contraste com as lojas tradicionais do grupo, que chegam a ter até 44, já foi inaugurada com o sistema da nova parceira. Ele tem se mostrado eficiente em manter a operação fluida e financeiramente viável, mesmo em menor escala.
“Esse projeto-piloto é essencial para nossa estratégia de expansão. A ideia é levar o conceito de atacado com preços baixos para municípios com menos habitantes, mantendo o mesmo nível de eficiência operacional das grandes lojas”, afirma o gerente de marketing.
Futuro digital e crescimento sustentável
Com um faturamento anual de R$ 900 milhões, o Grupo Toureiro projeta crescer entre 15% e 20% no próximo ano, impulsionado pela expansão da rede e pela eficiência proporcionada pela automação.
O Grupo Toureiro é uma empresa familiar que atua no varejo e atacado, com presença nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Pará. Ao todo, são cerca de 1.600 colaboradores diretos, com planos ambiciosos de expansão para os próximos anos.