Logística da RD Saúde abastece mais de 3 mil lojas
Com mais de 90 rotas diárias e 650 lojas atendidas, além do e-commerce,
CD de Guarulhos (SP) é peça-chave na operação da rede
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


A redação do Panorama Farmacêutico visitou com exclusividade a operação logística da RD Saúde no centro de distribuição de Guarulhos (SP), conhecendo de perto a complexa estrutura que abastece mais de 3 mil farmácias das bandeiras Raia e Drogasil. A missão é garantir que os produtos estejam sempre disponíveis nas prateleiras, evitando rupturas.
Esse trabalho essencial é realizado pelos 14 CDs da rede, localizados nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo – neste último estado, o grupo também conta com unidades em Embu das Artes e Ribeirão Preto. A divisão logística da companhia emprega 7.900 colaboradores, dos quais 63% são mulheres e 37% homens.
O CD de Guarulhos é considerado o maior e mais estratégico da companhia. Opera com um mix de aproximadamente 31 mil SKUs, dos quais 12 mil são faturados diariamente, movimentando cerca de 1,5 milhão de itens por dia.

Com uma média de 90 rotas de entrega diárias, 70% feitas por frota própria e 30% por transportadoras terceirizadas para distâncias superiores a 300 quilômetros, o CD abastece cerca de 650 lojas distribuídas pela capital, litoral e interior paulista. Além disso, atua como hub para os demais centros logísticos de São Paulo.
“Contamos, ainda, com uma frota de 60 veículos elétricos responsáveis pelo abastecimento das farmácias, refletindo nosso compromisso com a mobilidade sustentável. Além disso, temos investido continuamente na otimização das rotas e na melhor ocupação de carga nos caminhões, buscando maior eficiência logística”, explica a gerente.
Os motoristas também participam de treinamentos de direção assertiva, o que contribui para uma condução mais segura e com menor consumo de combustível.

Segundo a gerente da unidade, Thais França, o complexo também é responsável pela operação multicanal da rede. “É daqui que partem todas as entregas decorrentes das vendas realizadas no e-commerce das duas bandeiras. Somos um dos poucos CDs da companhia com essa função. Nas demais regiões, esse atendimento é feito pelas lojas mais próximas do cliente”, explica.
A unidade já se prepara para períodos de alta demanda, como a Black Friday, quando artigos como fraldas e produtos de perfumaria lideram as vendas. “O planejamento antecipado e a flexibilidade da operação garantem agilidade para atender aos picos sem comprometer a eficiência”, afirma Thais.
Logística da RD Saúde reúne operação sincronizada e tecnologia de ponta
Toda a logística da RD Saúde é cuidadosamente planejada para evitar congestionamentos nas docas e desperdícios de tempo. “O recebimento é rigorosamente agendado, com todos os produtos armazenados até 15h, para que o faturamento seja concluído até 18h e o piso do CD esteja limpo, sem cargas pendentes”, detalha a gerente.
A estrutura abriga 31 mil SKUs em estoque, com faturamento médio de 12 mil SKUs por dia, volume que evidencia a complexidade e dinamismo da operação. Embora ainda não conte com robôs, como já acontece no CD do Espírito Santo, o CD de Guarulhos destaca-se pela modernização e eficiência.
No processo de separação e abastecimento, a automação está presente por meio de esteiras. Produtos fracionados são encaminhados a máquinas específicas, operando em diferentes níveis, enquanto itens de alto giro ou embalagens fechadas, como fraldas, garrafas de água e aerossóis, são tratados em linhas dedicadas.

Cada categoria de produto é manejada conforme seu giro e volume, priorizando a cubagem correta das caixas – 18 litros para medicamentos e 15 litros para perfumaria – o que contribui para a redução de avarias.
O CD é dividido em setores automatizados e inteligentes, distribuídos em três pisos, organizados por letras conforme o tipo e a rotatividade dos produtos. “Por exemplo, o setor K é dedicado aos genéricos; e o D e V, aos medicamentos comuns. Produtos de altíssimo giro, como losartana e glifage, são abastecidos em vários canais para evitar falhas de abastecimento e erros de separação”, explica Thais.
Rotatividade de produtos entre farmácias (h2)
Para evitar perdas por vencimento, a RD Saúde realiza mensalmente um processo de rotatividade de produtos entre as farmácias. “Itens que não têm giro em determinadas lojas são devolvidos ao CD. A cada 30 dias, fazemos uma análise do mix por ponto de venda”, informa a gerente. Produtos danificados também passam por triagem nesse processo.

Área de termolábeis e produtos controlados
Os processos de rastreabilidade dos medicamentos são rigorosos, principalmente no caso dos produtos controlados, que possuem um número de RG único e rastreamento individual. Há uma conferência manual final para assegurar que os itens listados na nota fiscal estejam corretamente embalados. “Nossa cultura de inventário é muito consistente e alcançamos um índice de acerto de 99,8%”, destaca Thais.
Já os termolábeis contam com uma estratégia diferenciada. “A separação é feita fora da câmara fria, o que aprimora a ergonomia e a velocidade do processo. O controle envolve maturação de 72 horas e protocolos de segurança reforçados”, explica.
Sustentabilidade e cuidado com o ambiente
Além da eficiência operacional, o CD de Guarulhos adota um sólido compromisso ambiental. Todas as operações são abastecidas com energia elétrica proveniente de fontes renováveis. A unidade realiza coleta seletiva de papelão, plástico e isopor, monitora as toneladas recicladas e exibe os resultados em painéis visíveis aos colaboradores.
“Mantemos programas de coleta seletiva em todos os CDs e já alcançamos o status de aterro zero nas unidades de Embu e Mato Grosso, com a meta de estender essa conquista a todas as demais unidades até 2030”, acrescenta.
“O descarte de produtos danificados ou vencidos se dá por meio de incineração, em conformidade com as normas ambientais. Também centralizamos os retornos de 150 lojas da região, o que abastece mensalmente de dez a 12 carretas de resíduos”, finaliza. Os CDs também possuem certificação ISO 14001.