Nissei registra alta de 65% no EBITDA no 3º tri
Avanço no indicador foi o maior registrado dentre as companhias do setor
por César Ferro em
e atualizado em
por César Ferro em
e atualizado em
A Nissei divulgou, nesta segunda-feira, dia 10, os resultados do terceiro trimestre de 2025. No período, a rede de farmácias registrou uma alta de 65,02% no EBITDA ajustado em relação ao mesmo período do ano passado – um dos melhores desempenhos entre as empresas do setor – representando incremento de R$ 26,4 milhões.
A varejista encerrou o 3T25 com 474 lojas distribuídas em 131 municípios. Nos três meses analisados, não houve abertura nem fechamento de unidades, em linha com a estratégia de reduzir o ritmo de expansão em 2025. O objetivo foi priorizar a consolidação, estabilização e rentabilização dos investimentos realizados, após o ciclo acelerado de crescimento do ano anterior.
“No quarto trimestre, focaremos em continuar rentabilizando os investimentos feitos em 2024, buscando melhorias operacionais e acelerando o processo de maturação das lojas novas”, comenta André Lissner, CFO da companhia.
No trimestre, 30,52% das lojas estavam em fase de maturação (até três anos de operação) e 69,48% já são consideradas maduras. Em comparação com o 3T24, quando 28,70% das unidades estavam em maturação, houve um avanço de aproximadamente 1,8 ponto percentual (p.p.) nesse grupo, reflexo direto do intenso ciclo de expansão ocorrido no ano passado.
Nissei manteve liderança no Paraná
A Nissei manteve a liderança em market share no terceiro trimestre de 2025 no estado do Paraná, com 15,24%, reafirmando a forte presença e reconhecimento regional. Nos estados de São Paulo e Santa Catarina, seguiu avançando, alcançando participações de mercado de 4,11% e 4,16%, respectivamente. Nas novas praças onde passou a atuar recentemente – Goiás e Distrito Federal – a rede de farmácias registrou 3,06% e 4,29% de mercado respectivamente.
Outros destaques do período
Reforçando o foco em diferenciação e valor agregado, as marcas próprias da Nissei apresentaram um crescimento de 21,07% nas vendas no acumulado dos nove primeiros meses de 2025 em comparação ao mesmo período do último ano. Esse resultado foi impulsionado principalmente pela ampliação do portfólio – composto por categorias essenciais, como higiene e beleza, primeiros socorros, nutrição, suplementos e vitaminas, além de itens de conveniência – e pela crescente aceitação dos produtos pelos clientes
As vendas digitais mantiveram forte ritmo de crescimento, com alta de 170% sobre o 3T24 e participação recorde de mais de 10% da receita bruta. A Merco Soluções em Saúde, empresa do grupo no segmento de medicamentos especiais, segue em forte trajetória de crescimento e atingiu recorde histórico de faturamento, passando de R$273.278 nos primeiros 9 meses de 24 para R$515.785 no mesmo período de 25.