Colírio para vista cansada pode substituir óculos por até 10 horas
Medicamento é o primeiro e único aprovado para a presbiopia
por César Ferro em
por César Ferro em
A gestão da vista cansada deu um passo rumo ao futuro. O VIZZ, colírio da LENZ Therapeutics aprovado pela FDA em julho, pode substituir os óculos de leitura por até dez horas. As informações são da CNN e do G1.
O medicamento, que é de uso diário, começa a fazer efeito entre 15 e 20 minutos após a aplicação. Ele é uma solução oftalmológica de aceclidina com concentração a 1,44%, sendo o primeiro e único à base do princípio ativo aprovado para o tratamento da condição.
O fármaco, amplamente utilizado no tratamento do glaucoma, teve um conhecido efeito colateral ressignificado para o novo uso. “A aceclidina tem sido usada há 40 ou 50 anos no tratamento do glaucoma. Como efeito colateral, os médicos sempre percebiam a diminuição da pupila e, com isso, os pacientes relatavam melhora na visão”, explica Eef Scimmelpennick, CEO da farmacêutica.
Com o novo foco, o laboratório reajustou as doses, conduziu estudos clínicos e conseguiu a aprovação para o tratamento inovador. Apesar do aval da agência reguladora norte-americana, ainda não há previsão de comercialização no Brasil.
Vista cansada afeta um quarto da população mundial
A presbiopia, mais conhecida como vista cansada, é uma condição comum a partir dos 40 anos, quando a lente natural do olho começa a perder elasticidade. Um dos sinais mais claros é o ato de afastar objetos para enxergá-los melhor. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, um quarto da população mundial vive com o distúrbio.
Vendido apenas nas farmácias americanas e mediante prescrição médica, o VIZZ está disponível em caixas com doses para 25 dias a um custo aproximado de R$ 420.