Diabetes e obesidade movimentam R$ 13,2 bi nas farmácias
Medicamentos para controle metabólico lideram
faturamento e refletem mudança global de hábitos
por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em
A análise da Close-Up International listou os oito principais produtos do segmento, que contabilizaram 160 milhões de unidades comercializadas, o que representa um avanço de 17,9% no faturamento em relação à edição anterior. O ranking evidencia o domínio da categoria no mercado farmacêutico, nas mãos de cinco fabricantes – Novo Nordisk, AstraZeneca, Eli Lilly, Merck e Boehringer Ingelheim.
O estudo não discrimina os valores movimentados por medicamento, mas relacionou a ordem de relevância por faturamento – Wegovy (Novo Nordisk), Forxiga (AstraZeneca), Ozempic (Novo Nordisk), Mounjaro (Eli Lilly), Glifage XR (Merck), Rybelsus (Novo Nordisk), Jardiance (Boehringer Ingelheim) e Glyxambi (Boehringer Ingelheim).
Mercado de diabetes e obesidade acompanha tendência global
“O aumento nas vendas de medicamentos para diabetes e obesidade reflete o crescimento das populações com sobrepeso e obesidade em todo o mundo. No Brasil, esses grupos cresceram 4,5% e 5,7% nos últimos cinco anos, somando 39 milhões e 98 milhões de pessoas, respectivamente”, destaca Ivan Engel, diretor de serviços e insights ao varejo da consultoria.
As dez maiores moléculas da categoria de diabetes e obesidade movimentaram R$ 18,4 bilhões nos 12 meses até agosto de 2025, com liderança disparada da semaglutida, que contabilizou R$ 7,1 bilhões em vendas, crescimento de 38,7%. Em seguida vêm a dapaglifozina (R$ 2,9 bilhões) e a tirzepatida (R$ 1,4 bilhão.
Top 10 moléculas mais utilizadas no segmento
(em bilhões de R$ e %/total)

O avanço do mercado brasileiro também acompanha o aumento expressivo no número de prescritores, que teve alta de 350% em 12 meses, passando de 16,3 mil para 73,4 mil após a chegada do Mounjaro ao país.
O medicamento liderou as vendas da categoria no mês de agosto, que registrou R$ 940 milhões, contabilizando 49,6% da fatia das vendas. Em seguida aparecem Wegovy (35,4%), Ozempic (12,2%), Olire (1,2%), Saxenda (0,8%), Victoza (0,3%), Trulicity (0,3%) e Lirux (0,1%).
Na comparação com o ano anterior, o Wegovy foi o único a registrar crescimento, com evolução de 382,6%. Já Saxenda, Ozempic, Trulicity e Victoza tiveram quedas de 82,3%, 66%, 39,7% e 22,6%, respectivamente. Mounjaro, Lirux e Olire ainda não estavam disponíveis no mercado brasileiro em 2024.
Vendas por produto em agosto de 2025
(% fatia de mercado)

Na evolução de vendas por laboratório, a Novo Nordisk, que dominava o mercado com 98,9% de participação em agosto de 2024 perde espaço, registrando 48,7% e dividindo o mercado com a Eli Lilly (49,9%) em agosto de 2025. Já a EMS conquistou 1,4% de share em seu primeiro mês.