Anvisa classifica omeprazol 20 mg como MIP
Medicamento agora pode ser vendido sem receita médica
por César Ferro em
e atualizado em
por César Ferro em
e atualizado em
Por meio da Instrução Normativa nº 404, a Anvisa atualizou a Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). A principal mudança realizada foi a inclusão do omeprazol 20 mg em cápsulas duras ou de liberação retardada. As informações são do portal CRF-CE.
A partir de agora, o remédio pode ser adquirido sem a necessidade de receita médica. Ele é indicado para o alívio dos sintomas frequentes de azia e queimação, especialmente em pacientes que apresentam episódios duas ou mais vezes por semana. A Instrução Normativa já está em vigor.
Omeprazol vende milhões de unidades
Em 2022, foram dispensadas 64,9 milhões de unidades de omeprazol no Brasil, conforme dados da Anvisa. O medicamento é um dos mais famosos no combate à acidez estomacal e está no mercado há mais de 30 anos.
A grande procura pelo remédio é antiga. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), 77% dos brasileiros que faziam uso do remédio em 2019 faziam o tratamento por conta própria.
Diante da realidade da automedicação, o CRF-CE reforça que, apesar do omeprazol agora ser classificado como MIP, o uso ainda deve seguir critérios de segurança. “O papel do farmacêutico permanece fundamental na orientação, identificação de sinais de alerta, prevenção da automedicação inadequada e encaminhamento ao atendimento médico quando necessário”, destaca a nota.