Seis em cada dez brasileiros compram conveniência na farmácia
Quase 3/4 dos consumidores também entendem que experiência
nesses estabelecimentos é igual ou superior à dos supermercados
por César Ferro em
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O varejo farmacêutico deixou de ser apenas um ponto de venda de medicamentos para se consolidar como um destino prático e estratégico para compras rápidas do dia a dia. É o que aponta o novo estudo da Neogrid, realizado em parceria com a Opinion Box.
Segundo o levantamento, cerca de 61% dos entrevistados adquirem outros itens nas farmácias além de medicamentos. Entre as principais preferências de consumo estão artigos de higiene (74,8%), cosméticos e cuidados pessoais (72%), além de vitaminas e suplementos (56%).
Higiene e cosméticos lideram compras no varejo farmacêutico
(Produtos mais comprados nas farmácias desconsiderando medicamentos)

“Esse movimento reforça que as farmácias vêm ganhando continuamente espaço como canais de conveniência na rotina do consumidor, que busca praticidade para resolver várias demandas em um só lugar”, analisa Christiane Citrângulo, diretora executiva de supply chain e execução do varejo na Neogrid.
O estudo foi realizado a partir de entrevistas online entre os dias 25 de julho e 5 de agosto de 2025, envolvendo mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com idade acima de 16 anos. Os entrevistados eram responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras do domicílio.
Varejo farmacêutico oferece melhor experiência de compra
O estudo mostra também que a experiência de compra nas farmácias é considerada satisfatória pela maioria dos respondentes – 48,8% avaliam que é igual à do supermercado e 25,5% afirmam que é até melhor. “Essa visão reforça o potencial do setor como concorrente direto em determinadas categorias de consumo”, analisa.
Setor está fazendo bonito
(Consumidores avaliam experiência de compra nas farmácias)
