Os bastidores da Black Friday em uma farmácia digital
Qualidoc aproveita a data para alavancar vendas de
não medicamentos e potencializar o varejo online
por Ana Claudia Nagao em
por Ana Claudia Nagao em
Enquanto consumidores aguardavam ansiosos pelos descontos da Black Friday, por trás de cada clique houve meses de planejamento estratégico e uma operação logística intensa. Na Qualidoc, farmácia 100% digital, a preparação para uma das maiores datas do varejo começou há três meses e envolve desde a análise de tendências até a negociação de preços com fornecedores.
O Panorama Farmacêutico acompanhou os bastidores da operação nesta sexta-feira, dia 28, na dark store localizada no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. A reportagem registrou desde a preparação da equipe, a movimentação de pedidos até momentos informais, como as refeições compartilhadas para manter o ritmo durante a maratona de vendas.

Segundo o CEO Sandro Angélico, o planejamento da Black Friday teve como ponto de partida análises detalhadas de dados sobre tendências de consumo, comportamento do cliente e desempenho das principais categorias de produtos.
“Com base nesses indicadores, avançamos para negociações de margem com as indústrias, garantindo condições comerciais que viabilizam descontos expressivos, que podem chegar a 80% em produtos selecionados, especialmente nas categorias de dermocosméticos, vitaminas, suplementos e protetores solares”, explica.

Além da precificação, a equipe dedica um cuidado especial à gestão de estoque, design das páginas, campanhas de mídia e ajustes na plataforma digital. “É uma operação que mobiliza toda a estrutura, desde a dark store até o time de entregas, que precisa acordar às 6h para garantir que tudo chegue no prazo”, detalha Angélico.
Black Friday na Qualidoc vai além do HPC
O planejamento, no entanto, não é apenas logístico. Muito além de vender produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC), a Black Friday é também uma oportunidade estratégica para a Qualidoc. “A data ajuda a potencializar a venda de produtos de maior margem, mas também serve como agregador para a cesta de compras, que inclui aqueles medicamentos de uso contínuo”, ressalta o executivo.
O resultado esperado é um crescimento de até 40% no faturamento durante a semana de promoção, incluindo o período de esquenta, a Black Friday e o Cyber Monday.

Com estratégias digitais cada vez mais sofisticadas, a Qualidoc mostra que o sucesso da data não depende apenas de descontos, mas de uma logística precisa e de um planejamento detalhado, que transforma a rotina da equipe e prepara o caminho para milhões de pedidos em poucas horas.
Para o público, a compra é rápida e prática. Para quem está nos bastidores, é um verdadeiro balé de logística, tecnologia e estratégia.