Marinha abre processo seletivo para farmacêuticos
Vagas têm remuneração inicial superior a R$ 9 mil
por César Ferro em
por César Ferro em
A Marinha do Brasil abriu inscrições para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF), com mais de 500 vagas em todo o país. Dentre as oportunidades, 23 são destinadas a farmacêuticos.
As colocações fazem parte do quadro de Oficiais RM2, voltado a profissionais de nível superior que desejam atuar por tempo determinado de até oito anos, conforme a necessidade da Administração Naval e o interesse do militar. A remuneração inicial bruta é superior a R$ 9 mil. As inscrições estão disponíveis nas páginas dos Distritos Navais até o dia 8 de janeiro.
Podem concorrer brasileiros natos entre 18 e 41 anos até a data da incorporação. Para as vagas de farmacêutico, é preciso ter formação superior na área e registro ativo no CRF.
Processo seletivo da Marinha contará com seis etapas
O processo seletivo da Marinha será composto por seis etapas:
- Prova objetiva em 22 de fevereiro
- Prova de títulos
- Verificação documental e de dados biográficos
- Inspeção de saúde
- Teste de aptidão física
- Designação à incorporação
Exército mantém laboratório farmacêutico bicentenário
Com 215 anos de história, o laboratório farmacêutico do Exército foi, durante décadas, o mais importante centro irradiador de cultura e de pesquisa de medicamentos. Sua rica trajetória remonta aos tempos do Brasil colonial.
Criada por meio de um decreto de D. João VI em 21 de maio de 1808, a Botica Real Militar foi a célula-mãe do atual Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEX). Com o passar dos anos, o LQFEX transferiu sua sede do Hospital Militar e da Marinha, no Morro do Castelo, para a Rua Evaristo da Veiga, no centro do Rio de Janeiro.
Nessa época o laboratório era dirigido pelo alferes farmacêutico Augusto César Diogo, que reestruturou o local como verdadeiro órgão industrial e ampliou a linha de produção de medicamentos. Foi considerado, naquele momento, o grande avanço tecnológico da incipiente indústria farmacêutica nacional.
Em 2023, o Panorama Farmacêutico publicou uma matéria completa sobre o LQFEX. Confira!