Interplayers desenvolve plataforma para gestão do canal institucional
Solução automatiza fluxos de negócio nas transações junto a hospitais, clínicas e operadoras
por César Ferro em
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Na indústria farmacêutica, o canal institucional – que abrange hospitais, clínicas e operadoras – representa uma fatia crescente e estratégica do mercado para o setor. Com o objetivo de digitalizar a gestão dessas operações, a Interplayers desenvolveu a Plataforma Non-Retail.
“A gestão desse canal ainda é, em muitos casos, marcada por processos manuais, como planilhas paralelas, pedidos fora do padrão, autorizações inconsistentes e pouca rastreabilidade”, comenta a companhia.
Mercado pode crescer 11% até 2027
O setor farmacêutico non-retail no Brasil tem uma previsão de taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11% até 2027, segundo dados da IQVIA. Entre as categorias de maior crescimento estão:
- Oncologia: impulsionada pelo aumento dos casos de câncer e pela demanda por medicamentos de alto valor
- Imunologia: com o crescimento das terapias baseadas em anticorpos monoclonais e imunossupressores
- Sistema Nervoso Central (SNC): medicamentos como sedativos, analgésicos e antiepiléticos ganham relevância devido ao aumento de diagnósticos de doenças neurológicas
“Os principais drivers de crescimento desse mercado incluem o envelhecimento populacional, avanços tecnológicos em diagnósticos e tratamentos e o maior investimento governamental na saúde suplementar”, explica.
Canal tem desafios próprios para a indústria
A venda de produtos farmacêuticos para clínicas e hospitais apresenta desafios únicos, exigindo uma operação coordenada entre diferentes partes da cadeia de suprimentos. Os principais desafios enfrentados pelas indústrias nesse canal são:
- Eficiência da força de vendas: aumentar a produtividade da equipe comercial e digitalizar processos são cruciais para garantir a correta aplicação das políticas comerciais
- Operação logística: a logística requer rastreamento contínuo de itens, cobertura geográfica, visibilidade da demanda e reposição automática de produtos
- Compliance e auditoria: o cumprimento de regulamentações rigorosas e a necessidade de auditorias constantes criam um ambiente onde qualquer falha pode resultar em multas ou em problemas com a confiabilidade da marca
- Assistência ao paciente: garantir que os produtos cheguem ao paciente no tempo certo, especialmente em situações críticas, deve ser uma prioridade
Plataforma automatiza fluxos com o canal institucional
A Plataforma Non-Retail automatiza os fluxos de negócio no canal institucional, com controle sobre políticas comerciais, pedidos, regras de ressarcimento e conformidade – tudo em ambiente digital e auditável. Com 10 módulos integrados, o sistema permite a coordenação de todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o gerenciamento de vendas até a auditoria e compliance.
Além disso, a solução utiliza inteligência de dados para fornecer insights detalhados e previsões sobre o mercado. “É o fim da gestão improvisada e o início de uma operação preparada para crescer”, complementa a Interplayers.