Inspira MasterFarma mobiliza mais de 1,3 mil participantes
por Ana Claudia Nagao em
A edição 2025 do Inspira MasterFarma, realizada de 27 a 29 de novembro no Grand Carimã Resort Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu mais de 1,3 mil participantes dos 12 estados onde a rede atua e do Distrito Federal.
Considerado um dos principais encontros do varejo farmacêutico nacional, o evento celebrou os 27 anos da MasterFarma, promoveu debates sobre tendências do setor e reforçou a importância do associativismo para o crescimento sustentável das farmácias independentes.
O diretor administrativo da rede e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, destacou o simbolismo da celebração. Segundo ele, a MasterFarma, que começou com apenas 15 farmácias, tornou-se “uma realidade robusta” ao reunir mais de 1,2 mil lojas em todas as regiões do país. “A trajetória da companhia permitiu apoiar empreendedores em busca de crescimento e qualificação. A MasterFarma é a ferramenta e a farmácia que sabe utilizá-la vai mais longe, impulsionada pela força do associativismo e pela convicção de que, juntos, podemos evoluir sempre”, afirma.
O head de negócios Daniel Ronchi, ressaltou o longo processo de preparação do evento, que envolveu meses de planejamento, definição de estratégias e a incorporação de sugestões de associados, parceiros e fornecedores. “No Inspira, era fundamental contar com representantes que fizeram a diferença em 2025, simbolizando todos os nossos fornecedores”, acrescenta.
Inspira MasterFarma contou com programação intensa de palestras
O ciclo de palestras foi aberto por João Adibe Marques, CEO do Grupo Cimed, que destacou o papel das redes sociais na expansão dos negócios e a importância de manter bancos de dados qualificados. Ele enfatizou que o gestor é “o principal influenciador dos seus negócios”, e incentivou investimentos em presença online e novas categorias para fidelizar clientes.
Por sua vez, o professor Dado Schneider abordou as dinâmicas entre diferentes gerações no ambiente de trabalho, valorizando o diálogo e a construção de uma linguagem comum como meios para atrair e reter talentos. “Os jovens não batem na mesma frequência das gerações anteriores, o que exige das empresas novas formas de comunicação e conexão”, explica o especialista.
Já o coordenador de treinamento Claudio Louzada discutiu o impacto da comunicação assertiva no relacionamento com clientes e equipes, destacando que “tudo comunica”, desde o visual da loja até o sorriso do atendente, incluindo o ambiente digital. “A comunicação segue como uma das competências mais determinantes no ambiente corporativo e na vida pessoal”, afirma.
Ivan Engel, da Close-Up International, falou sobre alta performance de vendas. Segundo ele, fatores como localização, características físicas das lojas e o sortimento estratégico são decisivos para impulsionar o volume de vendas.
O ex-jogador de vôlei Nalbert abordou liderança e gestão de pessoas. “O líder inspira, engaja sua equipe e depende de um time de qualidade para prosperar”, destaca.
Parcerias estratégicas e homenagens
O evento também reconheceu parcerias que sustentam o crescimento da MasterFarma. O Grupo SC, parceiro de longa data, foi celebrado pelos 70 anos de existência e pelos 27 anos de colaboração com a rede. Durante o encontro, foram sorteados três cashbacks de R$ 10 mil, R$ 20 mil e R$ 60 mil para compras nas distribuidoras SantaCruz e Panpharma. Pedro Vila, diretor executivo comercial do Grupo, enalteceu a operação da empresa, presente nos 26 estados e no Distrito Federal, com 30 centros de distribuição, e reforçou o compromisso com o associativismo.
A GAM Distribuidora, fundada em 1968 em Tubarão (SC), também teve sua atuação reconhecida. Com cinco centros de distribuição e atuação em 21 estados, a empresa atende mais de 30 mil clientes e mantém um portfólio de 18 mil itens. Para Gabriela Flor, gerente de vendas, o evento proporcionou conexão com clientes e destacou a relação de confiança e proximidade construída ao longo dos anos.
A Fecofar apresentou projetos disponíveis para as redes associadas, que fortalecem negociações e atraem apoio de indústrias e distribuidores. Segundo Willians Robles, executivo administrativo, a federação dispõe de dez projetos ativos em áreas como serviços farmacêuticos, nutrição, dermocosméticos, genéricos, diabetes, tecnologias, categorias e capacitações.
Além da programação de conteúdo, o evento contemplou o Espaço Inspira. De acordo com Eduardo Grasso, diretor comercial da rede, o evento somou 13 horas de palestras e treinamentos e mais de 12 horas dedicadas a experiências, proporcionando intenso networking e troca de informações.
Os participantes também puderam visitar estandes, conhecer inovações, dados e novos produtos, além de participar de ativações especiais. Momentos de integração incluíram jantar de abertura, festa na piscina e show de stand-up do humorista Alexandre Porpetone.
“O sucesso do Inspira MasterFarma 2025 deve-se à intensa participação de associados, fornecedores e parceiros. O encontro permitiu celebrar negócios com as indústrias e marcou o ponto alto das comemorações do aniversário da rede”, avaliou Hênio Grasso Jr., diretor de marketing.























