Acordo com grupo empresarial alemão marca nova fase da CannTen
Empresa israelense especializada em cannabis medicinal reforça aposta em um mercado estimado em mais de R$ 1 bilhão
por Ana Claudia Nagao em e atualizado em
A CannTen, empresa israelense especializada em cannabis medicinal, anunciou a assinatura de um acordo comercial considerado o mais relevante de sua trajetória no país. Firmada com a TWA Brands, grupo empresarial alemão dono de várias marcas na Europa, a parceria prevê a introdução de um volume significativo de produtos que representa um avanço estratégico na expansão da companhia no mercado brasileiro.
O acordo inicial envolve o apoio a um dos produtos da CannTen já registrados na Anvisa, que será distribuído diretamente em farmácias de todo o país. A operação também marca a entrada da TWA Brands no Brasil, que passará a utilizar a estrutura, o conhecimento regulatório e a experiência acumulada pela CannTen ao longo de anos de atuação no mercado nacional.
Educação médica no radar
Fundada em 2015 em Israel, a CannTen integra o grupo Shizim, principal centro integrado de ciências, pesquisas, inovação e tecnologia em saúde do país. A empresa atua em diversas frentes do ecossistema biomédico internacional e construiu sua reputação com base em educação médica, pesquisa científica e no desenvolvimento de produtos de cannabis medicinal alinhados a rigorosas exigências regulatórias.
“Essa parceria reforça nosso compromisso com o mercado brasileiro. Mais do que viabilizar o fornecimento de um portfólio de excelência, compartilhamos cerca de uma década de experiência com médicos e pacientes em todo o mundo e introduzimos tecnologias avançadas em conformidade com as regulamentações locais”, afirma o CEO Ori Alperovitz.
Foco na RDC 327
A CannTen atua exclusivamente dentro das diretrizes da RDC 327, que permite a comercialização de cannabis medicinal no varejo farmacêutico mediante autorização sanitária da Anvisa, com critérios específicos de qualidade, rastreabilidade e comprovação científica.
“Atualmente, a empresa possui produtos em comercialização no Brasil, presente em grandes redes de farmácia e distribuidoras. Com essa parceria, teremos condições de ampliar consideravelmente a nossa participação nesse mercado, proporcionar aos nossos médicos maiores gama de produtos e aos pacientes, acesso à medicina canabinoide”, avalia o diretor de marketing, vendas e relacionamento médico, José Almeida.

De natureza comercial, o acordo com a TWA Brands envolve, nesse primeiro momento, um produto de CBD Full Spectrum já autorizado no país, mas é visto como o início de uma colaboração de longo prazo. De acordo com Alperovitz, a CannTen possui atualmente 14 produtos em processo de aprovação junto à Anvisa, o que pode colocá-la entre as empresas com o maior portfólio autorizado pela RDC 327 do mercado brasileiro.
Um dos diferenciais apontados pela companhia é o pipeline robusto, inovador, sustentado por dossiês completos que incluem estudos clínicos, dados de segurança, e conformidade com as Boas Práticas de Fabricação (GMP). ressalta o executivo.
Em um mercado ainda em pleno crescimento, estima-se que menos s 5% dos médicos brasileiros prescrevam cannabis medicinal, o que já representa aproximadamente um mercado de R$ 1 bilhão. A expectativa da CannTen é que, com Programas de Educação Médica, avanço regulatório e ampliação do acesso, esse percentual cresça de forma significativa nos próximos anos.
“Com a parceria, a CannTen confirma sua aposta no Brasil como mercado estratégico e demonstra confiança no desenvolvimento de um setor ainda em estágio inicial, mas com elevado potencial de crescimento, profissionalização e impacto na saúde dos pacientes”, finaliza Alperovitz.