Pílula emagrecedora da Lilly já tem data para chegar no Brasil
por Gabriel Noronha em e atualizado em
A farmacêutica Eli Lilly já projeta a chegada de sua pílula emagrecedora ao Brasil. O novo produto, que utiliza o princípio ativo orforglipron, foi recentemente aprovado nos Estados Unidos e já teve seu pedido submetido à Anvisa. As informações são do Valor Econômico.
Diferente do Mounjaro, tratamento injetável da companhia, o comprimido representa uma nova geração de terapias para obesidade. O orforglipron é um agonista de GLP-1 não peptídico, que promete absorção facilitada no estômago e não possui restrições alimentares para ingestão, o que pode favorecer a adesão dos pacientes ao tratamento.
Segundo Patrik Jonsson, presidente de operações internacionais da companhia, a expectativa é que o medicamentochegue ao mercado brasileiro até o segundo semestre de 2027, a depender do ritmo de análise regulatória. “Espero que a Anvisa siga o exemplo de outras agências e acelere a aprovação”, afirma.
A chegada da pílula marca um novo movimento na disputa pelo mercado de tratamentos para obesidade, atualmente dominado pelas canetas emagrecedoras. A proposta de uma alternativa oral tende a ampliar o acesso e atrair pacientes que enfrentam barreiras com o uso das apresentações disponíveis atualmente.
Introdução da pílula emagrecedora no Brasil é estratégica
O lançamento do produto no país é uma importante missão da farmacêutica, considerando que o Brasil é seu principal mercado na América Latina. Além desta novidade, a empresa mantém um pipeline robusto na área de obesidade, incluindo a retatrutida, candidata a integrar uma nova geração de medicamentos com potencial de maior eficácia.
A companhia também planeja intensificar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no país, com aportes previstos de até US$ 85 milhões (R$ 433,34 milhões) em 2026. Os estudos concentram-se principalmente em áreas como doenças cardiometabólicas, oncologia e imunologia.