fbpx
O maior canal de informação do setor

A polêmica do sulfato nos produtos de beleza

133

O sulfato está presente em vários produtos de beleza, higiene e limpeza em geral. Principalmente em xampus, nos ingredientes ele aparece como Lauril Sulfato de Sódio (SLS). O tema é bastante polêmico, e em vários produtos consta em suas embalagens ‘livre de sulfatos’ ou ‘sem sulfatos’, mas, é preciso entender o que é o sulfato, para saber o motivo de tanta discussão.

O que é sulfato?

Ele se forma a partir do ácido sulfúrico, quando reage com outro produto químico. Esses compostos são produzidos de fontes de petróleo e plantas, e é um sal com ação detergente responsável por formar espuma em cremes dentais, sabonetes e xampus. Eles atraem óleo e água e, com isso toda a sujeira da pele e cabelo sai mais facilmente durante a lavagem.

A polêmica dos sulfatos?

Parte da polêmica surgiu após especulações sobre o sulfato ser ou não cancerígeno. Porém, de acordo com pesquisas, foi comprovado que esse fato é falso. Em entrevista para a ELLE, um doutor em ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) com ênfase em medicamentos e cosméticos, diz que ‘A ideia de que sulfatos são tóxicos e perigosos para o ser humano não se sustenta. As evidências que possuímos é que, para o uso externo, de enxágue, os sulfatos não são um problema. Se você os ingerir, eles serão, mas eles não são formulados para esse fim’.

xampus são os mais polêmicos produtos com sulfato (foto: Reprodução/Karolina Grabowska/Pexels)

O único ponto comprovado é que dependendo da quantidade usada na fórmula, essa substância pode causar irritação e sensibilidade, especialmente em pessoas que já tem algum problema com dermatite, rosácea e outros problemas no couro cabeludo, por isso, é sempre recomendado conversar com um dermatologista.

O meio ambiente também foi um fator importante pela polêmica do sulfato, já que é o principal afetado pelo uso do ingrediente nas fórmulas. Conforme já citado, os compostos (sulfato e ácido sulfúrico) são produzidos de fontes petrolíferas, que estão associadas às mudanças climáticas, poluição e gases de efeito estufa. E quando descartado se torna tóxico para animais aquáticos e para a própria água. Outra problemática, é o teste feito animais, um tema que está sendo muito discutido nos últimos anos.

Portanto, o sulfato não traz risco de câncer, mas pode causar irritações na pele, e danos à natureza. Desse modo, o ideal é conferir em que posição se encontra o sulfato no rótulo. Por exemplo, se um ingrediente conta logo no começo da lista, significa que ele é um dos principais componentes do produto.

Fonte: R7 Notícias


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacia-reduzir-dependencia-de-testes/

 

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação