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Abradilan debate desafios no pós-pandemia

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Jony Sousa, presidente da Abradilan

O 6º Fórum Abradilan de Desenvolvimento Empresarial teve início na última terça-feira, dia 19, e promoveu debates relevantes para o canal farma. Para Jony Sousa, presidente da entidade, a união dos players do mercado é o que possibilita melhorar o setor. “Reunimos representantes da indústria e os distribuidores, o que faz com que a gente consiga promover ideias conjuntas, que elevem os padrões de produtos e serviços para o mercado”, disse em seu discurso de abertura.

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O planejamento estratégico da Abradilan, que norteará as ações da entidade pelos próximos cinco anos, foi outro assunto debatido no fórum. No painel, Sousa, Ivan Coimbra, diretor executivo, e Vinícius Andrade, diretor financeiro, expuseram os desafios para esse ciclo.

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Um dos pontos destacados foi o apoio aos associados, para que eles possam acompanhar com mais velocidade as mudanças constantes do mercado e estarem prontos para atuar ao lado da indústria.

Os impactos da pandemia

Em sua apresentação, Cesar Bentim, diretor de relacionamento na IQVIA, sinalizou o crescimento da categoria de não-medicamentos, que foi impulsionado pela procura de produtos ligados a pandemia da Covid-19, como:

  • Testes para detecção da doença
  • Vitaminais
  • Minerais
  • Suplementos

Bentim também apontou o que os PDVs e distribuidores devem fazer. “Diante desse cenário, é preciso sempre ficar atento às janelas de oportunidades para aumentar as vendas da categoria e melhorar o mix de acordo com a atual demanda”, explica.

Outra tendência apontada pelo especialista foi sobre a maior procura por medicamentos genéricos. “As dez principais corporações para o mercado de distribuição representam 56% das vendas, sendo que a liderança desse ranking é da NC Farma, que tem 50% do portfólio baseado em genéricos”.

Outra dica de Bentim para os associados da Abradilan foi “investir” em um bom relacionamento com o varejo. “Distribuição e varejo precisam estar em constante contato para entender as necessidades do mercado. O varejo está mais próximo do consumidor, que tem se preocupado em envelhecer de forma saudável e ter qualidade de vida”.

O pós-pandemia e o e-commerce

Outro ponto que Bentim destacou foi o fortalecimento do e-commerce durante os períodos de isolamento social mais rígido. Segundo o especialista, “a cada 100 compras nos canais digitais, mais de 70 foram retiradas em loja, demonstrando que o consumidor ainda quer visitar o ponto de venda. Sendo assim, uma boa estratégia via WhatsApp pode obter um resultado mais satisfatório”.

Reforma tributária

Outro assunto que gerou a participação do público foi sobre a reforma tributária. Em enquete feita aos associados da Abradilan presentes no fórum, 82% disseram não acreditar que a mudança seja aprovada ainda neste ano, contra 12% que acreditam.

O debate levou Luiz Carlos Hauly, ex-deputado federal e economista tributarista, a fazer duras críticas ao sistema atual. “O atual modelo levou o Brasil ao mais baixo crescimento do mundo. Nos últimos 10 anos, o País teve o pior desempenho econômico por conta dessa injustiça tributária, que é a responsável por provocar todos os efeitos indesejáveis desse sistema”, opina.

Para Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), “um sistema menos complexo e com menor chance de diferentes interpretações” traz benefícios a todos, inclusive para o canal farma.

“Muitos problemas da economia brasileira estão relacionados às inconsistências do sistema tributário. Portanto, a reforma vai refletir em uma nova sociedade de renda e consumo”, completou Appy.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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