Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Abrafarma realiza evento para capacitação de farmacêuticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

O Rio de Janeiro sedia nesta sexta-feira (14), o Road Show Care Center, evento de qualificação e atualização científica promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). São esperados em torno de 700 farmacêuticos no Centro de Convenções SulAmérica.  Atualmente, cerca de 40 farmácias em 14 municípios fluminenses disponibilizam serviços como revisão de medicamentos, acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico e checagem do nível do diabetes, hipertensão e colesterol. Na capital fluminense, desde outubro de 2016, a Lei Municipal 167/16 autoriza também a prática da imunização.

“Trata-se de um rico conteúdo que ressalta a importância dos farmacêuticos no atendimento de saúde primário”, acredita Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. Iniciado em 2016, o Road Show Care Center já qualificou 6,4 mil profissionais na própria cidade do Rio de Janeiro e nos municípios de Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. Neste ano, já estão confirmados também treinamentos em Brasília e Curitiba, além de uma nova edição na capital paulista.

Desde o início do ano a entidade realiza uma série de campanhas gratuitas nas lojas, no intuito de orientar os brasileiros sobre o tabagismo e outros temas como diabetes, obesidade, imunização e uso racional de medicamentos. A ação do Dia Mundial sem Tabaco revelou uma crescente preocupação com os riscos do tabagismo entre 7.606 clientes de 1.061 farmácias. Segundo a pesquisa, mais de 73,3% dos participantes apresentaram dependência baixa a moderada de nicotina e 26,7% registraram um nível alto ou muito alto de dependência. Deste total, 15,7% afirmaram que fazem uso de algum medicamento para parar de fumar; 46% demonstraram desejo de abandonar o cigarro nos próximos 30 dias e 34,6% mostraram-se interessados em aderir a programas de conscientização ou agendaram atendimento posterior.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress