A Retail Farma Brasil estreia sua programação de 2024 com um workshop sobre todas as etapas que envolvem a jornada do consumidor e as últimas tendências disruptivas e tecnológicas que moldam o varejo farmacêutico atual.
Denominado A Farmácia do Presente, o evento tem o Panorama Farmacêutico como mídia oficial e acontecerá no dia 13 de maio (segunda-feira), das 8h às 17h30, no Cubo Itaú, em São Paulo (SP), com transmissão online para todo o Brasil.
“O workshop terá uma temática totalmente voltada para a tecnologia e a inovação, sempre com assuntos ligados à dinâmica do trade farmacêutico e à relação colaborativa entre indústria e varejo, com o shopper no centro das decisões e reflexões, explica Rogério Lima, vice-presidente de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil.
“E nada mais apropriado do que o evento ocorrer dentro da ‘meca das startups do país’. O Cubo Itaú desempenha um protagonismo muito importante ao aproximar o varejo farmacêutico das healthtechs do setor”, acrescenta Lima
A expectativa é reunir mais de 400 profissionais, entre executivos de redes, gestores e proprietários de farmácias independentes. Também são esperados empreendedores do mercado de tecnologia e saúde, que buscam informações e insights para aprimorar a gestão e a tomada de decisões.
Leia também sobre vacinação contra a gripe conta com reforço de rede de farmácias
Agenda centrada na jornada do consumidor
“O workshop conta com uma programação toda estruturada em blocos, que retratam a jornada de compra do consumidor antes, durante e após a visita à farmácia, apresentando uma visão ampla das inovações no varejo brasileiro e mundial”, ressalta Lima.
Módulo abertura
- 8h45 – O consumidor e a farmácia – A transformação do engajamento – Ulysses Danté, líder da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA, apresentará uma visão de benchmarks globais sobre o que está acontecendo no varejo farmacêutico
- 9h10 – Transformação digital – O especialista em TI, Joaquim Garcia, analisará um histórico de casos que impactaram o varejo brasileiro
- 9h30 – Techfarma: inovação e pessoas transformando varejo – a consultora Emanuele Rodrigues traçará uma perspectiva do impacto das novas tecnologias nas pessoas, processos e nas redefinições organizacionais do próprio varejista
- 9hh50 – Transformando o acesso e adesão na cadeia farmacêutica com inovação – Lívia Cunha, fundadora e CEO da CUCO, abordará o processo de amostra de medicamentos, dando mais transparência e assertividade para o paciente no momento da experimentação, conectando com o varejista na jornada de compra
- 10h10 – Painel de debates
Etapa pré-compra da jornada
- 11h – Introdução: o início da jornada – Rogério Lima.
- 11h10 – A construção de uma jornada integrada, relevante e constante na farmácia – Cláudio Santos, gerente geral da HS&E e Mônica Gomes, CEO da Enter/VAREJO, falarão sobre o momento da preparação do varejo para criar a abordagem de construção de jornada
- 11h40 – Gestão de compras baseada em dados e prescriptive analytics – Miriam Retz, CEO da Covalenty, discutirá a aplicação da inteligência artificial nas estratégias da área de compras
- 12h – Painel de debates
Jornada de compra no PDV
- 14h – Introdução: a hora da verdade – Rogério Lima.
- 14h10 – Inovações em programas de pacientes na relação indústria-varejo – Oscar Basto Jr., diretor da InterPlayers, trará uma visão do que está acontecendo de inovação nos PBMs promovidos no balcão da farmácia, além dos descontos comerciais
- 14h30 – Potencializando o atendimento no balcão: produtividade, tíquete e satisfação do cliente – Felipe Trevisan, fundador da startup maggu, apresentará uma ferramenta que potencializa o atendimento no balcão, com recomendações de complementos de jornadas de compras
- 14h50 – Da implementação à execução: a importância do acompanhamento e execução no PDV – Luiz Fonseca, gerente de desenvolvimento de negócios Mercosul da Ailet, mostrará uma ferramenta que analisa a execução do planograma no autosserviço
- 15h10 – Painel de debates
Jornada pós-compra
- 16h – Introdução: oportunidades para fidelidade e adesão pós PDV – Rogério Lima
- 16h10 – Inovações em PSP: inteligência artificial na jornada digital do paciente – Rodrigo Galesi, COO da InterPlayers, fará uma provocação sobre novas soluções voltadas à adesão e apoio ao tratamento do paciente
- 16h30 – RD Ads: engajamento total na jornada de compra – Fátima Leal, diretora comercial, refletirá a respeito dos impactos do retal media para fidelizar consumidores
- 17h – Painel de debates
“Todos os temas são uma excelente oportunidade para que o mercado possa debater evoluções e soluções para o ecossistema de saúde e bem-estar, além de dar visibilidade a exemplos de inovação que ajudam nossos clientes a aumentar a competitividade”, ressalta Galesi, do InterPlayers.
Para o fundador da maggu, o evento é crucial para proprietários de farmácia. “Serão discutidos pontos relevantes como o relacionamento dos gestores com a indústria farmacêutica, a eficácia na gestão de equipes, a otimização da jornada digital dos clientes e, significativamente, os impactos da inteligência artificial nos negócios”, aponta Trevisan.
O workshop está com as inscrições abertas, com valor de R$ 390 (presencial) e R$ 310 (online).
A Farmácia do Presente
Data: 13 de maio (segunda-feira)
Horário: 8h às 17h30
Local: Cubo Itaú – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia, São Paulo (SP)
Inscrições: aqui