Enquanto o Ministério da Saúde anuncia o fim da emergência sanitária no Brasil em função da Covid-19, os testes positivos da Covid em farmácias parecem caminhar na contramão. Apesar de março terminar com o menor índice de casos em quatro meses, abril teve início com nova alta.
Segundo a Abrafarma, o volume de resultados positivos chegou a 6.227 na primeira semana cheia do mês, entre 4 e 10 de abril. O total de diagnósticos foi 17,7% maior que o dos sete dias anteriores, mesmo com a queda de 5,1% na procura. O contingente de testagens foi de 69.017, contra 72.706 do intervalo de 28 de março a 3 de abril.
O percentual sobre o total de atendimentos foi de 9,02%. Desde a implementação desse serviço, em abril de 2020, as farmácias brasileiras promoveram 16.939.111 testes rápidos. Os resultados positivos somaram 3.858.050 (23%), contra 13.080.061 negativos (77%).
Preocupação do setor com mais testes positivos da Covid
“São quase 24 mil testes que o varejo farmacêutico aplicou diariamente, permitindo que milhares de brasileiros detectassem mais rapidamente a doença e dando mais subsídios para a saúde pública no combate à pandemia. A população acostumou-se a ter na farmácia e no farmacêutico um parceiro importante no acompanhamento de sua saúde”, avalia Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
O executivo também vê com apreensão a continuidade de soluções inovadoras que estavam respaldadas pela situação de emergência sanitária. “As prescrições digitais, os programas de telessaúde e a entrega em domicílio de produtos controlados representam avanços inegáveis para estimular o acesso e a adesão aos tratamentos. Aguardamos que surjam novas regulamentações para preservar essas conquistas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico