Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ácido úrico: o que é, sintomas e tratamento

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ácido úrico

O ácido úrico é uma substância produzida pelo organismo que é normalmente eliminada através da urina. O excesso de ácido úrico no sangue pode levar à doença conhecida como gota. Confira o que é ácido úrico, os sintomas e  tratamentos:

O que é o ácido úrico?

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, através da degradação da purina, que é encontrada principalmente em alimentos como carnes, peixes, mariscos, crustáceos, ervas, em algumas frutas e bebidas como o vinho.

A quantidade de ácido úrico no sangue costuma variar entre homens e mulheres, sendo que para o primeiro a média é de 4,3 mg/dl e 4,1 mg/dl para as mulheres.

Sintomas

Os sintomas da hiperuricemia, que é quando há níveis elevados de ácido úrico no sangue, incluindo dor nas articulações, inchaço, vermelhidão e até mesmo a formação de tofos, que são pequenas saliências que podem surgir ao redor das articulações afetadas e também sobre a pele. As manifestações costumam ser mais intensas à noite.

Tratamento

O tratamento da hiperuricemia depende do nível de ácido úrico no sangue e também da causa da doença. O principal procedimento é a modificação da dieta, incluindo alimentos que contenham menos purinas, e também aumentando o consumo de líquidos. Além disso, alguns medicamentos podem ser prescritos o controle dos níveis de ácido úrico no sangue.

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Quando esses níveis estão elevados, surgem o que chamamos de hiperuricemia, que pode causar dor nas articulações, inchaço, vermelhidão e até mesmo a formação de tofos na região afetada. O tratamento preliminar é o ajuste da alimentação e uso de medicamentos para o controle da doença.

A única forma de garantir que os níveis de ácido úrico estejam realmente saudáveis é fazendo exames regulares. Por isso, se você tiver algum dos sintomas da hiperuricemia, procure um profissional de saúde imediatamente.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!