O ritual de skincare é um processo bastante particular e que depende, em suma, de duas variáveis: necessidades da pele e preferências pessoais. A busca por uma cútis saudável tem levado as pessoas a investir em uma rotina de autocuidado mais personalizada, para atender a demandas pontuais direcionadas para cada tipo de desafio cutâneo.
No entanto, identificar quais são os ativos e produtos que a derme precisa, diante do extenso cardápio de produtos, não é tarefa simples. Excesso de oleosidade, incômodo com rugas e linhas finas, pele seca e erupções cutâneas, como a acne, estão entre as campeãs de reclamações em consultórios de dermatologia que podem ser agravados pelo uso indevido de cosméticos.
Ainda que alguns produtos sejam fundamentais a qualquer tipo de pele – como o filtro solar e produtos hidratantes -, para acertar na escolha e montar um nécessaire eficaz é primordial levar em consideração os ingredientes que compõem cada mistura.
Em entrevista à revista de beleza Allure, dermatologistas indicaram quais ativos buscar na composição dos produtos para solucionar cada tipo de problema.
Pele desidratada
Uma pele que carece de reforço na hidratação, normalmente, é mais sensível, áspera e sem brilho.
Os ativos mais indicados para tratá-la são ricos em ácido hialurônico, fosfolipídios, ácido linoleico, glicerina e ceramidas. Também podem contribuir para melhorar o aspecto da tez o óleo de jojoba e umectantes, bem como os ácidos PHAs e AHAs.
Combate a linhas finas e rugas
Com o objetivo de minimizar sinais na pele dessa natureza, a recomendação é procurar por produtos que contenham, no rótulo, os seguintes ingredientes: retinol, vitamina C, ceramidas, gutationa e peptídeos. Nunca abra mão do filtro solar, e invista em ácidos AHAs, BHAs ou PHAs esfoliantes.
Pele oleosa e/ou propensa à manchas
Um dos mitos mais conhecidos do skincare diz respeito às peles oleosas: assim como qualquer tipo de cútis, elas demandam hidratação adequada.
Visando manter a saúde e evitar o aspecto gorduroso, priorize ingredientes como ácido hialurônico, vitamina C, niacinamida, bakuchiol. Inclua na lista os ácidos esfoliantes como glicólico, salicílico, lático e mandélico.
Sensibilidade e vermelhidão
Como a denominação bem explica, quem tem a pele sensível precisa ter, no mínimo, o dobro de cuidado. Ingredientes adequados para esse tipo de demanda são a centella asiática, prebióticos, aloe vera, PHAs, ceramidas, ácido azelaico e niacinamida.
É sempre importante lembrar que, para evitar quaisquer complicações, é fundamental consultar um dermatologista para fazer uma avaliação da cútis e montar uma rotina de cuidados personalizada.
Fonte: Portal Metrópoles Online