Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Agência europeia acusa Rússia de fake news em defesa da Sputnik

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um documento elaborado pela European Union External Action, serviço diplomático e de defesa da União Europeia, afirma que a Rússia está promovendo fake news contra agências regulatórias e outras vacinas para defender a Sputnik V.

‘Desde o início de 2021, mais de 100 novos exemplos de alegações de desinformação pró-Kremlin sobre vacinação foram adicionados ao banco de dados da EUvsDisinfo’, diz a nota. Segundo o texto, a campanha de promoção da Sputnik começou em novembro e inclui autoridades, meios de comunicação e empresas estatais russas.

‘As autoridades russas não apenas promovem a vacina Sputnik V, mas também se envolvem em mensagens antagônicas, usando desinformação para acusar o Ocidente e a UE de sabotar a vacina russa’, escrevem os responsáveis pelo documento, de acordo com a colunista Jamil Chade, do portal UOL.

Nesta semana, após a recusa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar a Sputnik, o diretor do Fundo de Investimento Russo chamou a agência regulatória de ‘antiprofissional e mentirosa’, e o perfil da vacina no Twitter convocou a Anvisa para um ‘debate público’.

Segundo o grupo da UE, o governo russo mina a confiança da população nas agências regulatórias, inclusive a europeia (EMA), uma das mais importantes do mundo.

‘O relato oficial no Twitter do Sputnik V combina a propaganda da vacina de fabricação russa com a amplificação de narrativas de desinformação pró-Kremlin sobre uma suposta tendência ocidental contra a vacina russa e, mais especificamente, políticos ocidentais conspirando contra a Rússia’, diz a nota.

Fonte: Metrópoles

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/13/anvisa-adia-inicio-de-inspecao-da-sputnik-v-na-russia-para-19-de-abril/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress