Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa alerta sobre falsificação de Ozempic

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ozempic
Foto: Divulgação

A Anvisa recebeu um comunicado da Novo Nordisk sobre a presença de unidades falsificadas do Ozempic (semaglutida) circulando no mercado brasileiro. Trata-se do lote LP6F832, válido até 11/2025. Segundo a farmacêutica, o lote não é considerado válido e se trata de produto falsificado.

A autarquia publicou a medida preventiva (Resolução – RE 3.945/2023), que determina a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso do lote do medicamento falsificado.

Ozempic está sendo usado para perda de peso

Nos últimos meses, o Ozempic, medicamento indicado para tratar adultos com diabetes tipo 2, também vem sendo utilizado no mundo inteiro por pessoas que buscam perder peso rapidamente.

Canetas falsificadas do medicamento também foram encontradas nos Estados Unidos, México, Alemanha e Áustria. No último, pacientes foram hospitalizados por causa de efeitos colaterais graves causados pelo uso do produto.

Falsificação do medicamento Tysabri

A Anvisa também alerta os profissionais de saúde e a população sobre a identificação de lotes falsificados do medicamento Tysabri(natalizumabe), da Biogen, indicado para tratamento de esclerose múltipla.

A farmacêutica informou que o lote FF00336, válido até 01/2026, foi produzido apenas para fins institucionais, e não comerciais, e possui características divergentes das constantes no medicamento original, como:

  • Erros de ortografia do endereço da empresa responsável pela importação e distribuição do produto no país;
  • Diferença na cor da faixa laranja e azul da embalagem;
  • Formatação das letras;
  • Ausência da inscrição em braille na embalagem.

A Anvisa publicou a medida preventiva (Resolução – RE 3.874/2023), que determina a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso do produto falsificado.

 

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!