Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Anvisa rebate União Química e nega boicote à vacina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Representantes do Fundo Soberano de Riqueza da Federação da Rússia, país responsável pela Sputnik V, chegam ao Brasil paraAs acusações de Fernando Marques, presidente da União Química, de um possível boicote da vacina russa Sputnik V no Brasil gerou uma reação dura e contundente da Anvisa.

Na última quinta-feira, dia 18, o Panorama Farmacêutico teve acesso a um áudio do empresário,  enviado ao empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan. O empresário acusa a agência de barrar a liberação da vacina russa por interesses políticos, com a intenção de beneficiar o governador de São Paulo João Doria (PSDB), por meio do Instituto Butantan; e ainda o PT e o PCdoB, que teriam “na mão” a Fiocruz, responsável pela produção do imunizante da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. Segundo fontes, a mensagem chegou também ao presidente Jair Bolsonaro.

Na gravação, Marques alega que solicitou a autorização para uso emergencial da vacina no dia 14 de janeiro e afirma ter a comprovação eletrônica do pedido. Mas a agência teria ignorado a farmacêutica e suspendido a análise. O empresário ainda diz que teria sido humilhado em uma reunião com o presidente da autarquia, Antônio Barra Torres.

O que alega a Anvisa?

A agência emitiu a seguinte nota oficial em resposta à União Química.

A Anvisa não tem predileção nem exerce favorecimento a nenhuma empresa. Além disso, o diretor-presidente da Agência, Antonio Barra Torres, preza sempre pela cordialidade e urbanidade ao receber pessoalmente integrantes do setor regulado em reuniões que são publicadas em agenda de trabalho e que possuem ata gravada e escrita. 

Assim aconteceu na reunião com o presidente da empresa União Química, Sr. Fernando Marques, no dia 11/3, quinta-feira. A agenda transcorreu na presença da diretora Meiruze Freitas, da Segunda Diretoria, diretamente responsável, entre outros temas, pelos protocolos de análise de vacinas; Juvenal de Souza Brasil, adjunto da Primeira Diretoria; Alberto Frambach, assessor da Presidência da Anvisa; e Richardson Araújo, assessor técnico da Diretoria.

Em nenhum momento o diretor-presidente tratou o solicitante da reunião com qualquer tipo de hostilidade. A reunião foi solicitada com 24 horas de antecedência e, em face da importância do tema, marcada para o dia seguinte.  

A Anvisa está sempre à disposição para atender o laboratório. Desde o início da pandemia, foram realizadas 15 reuniões da Agência com a União Química.   

Na última quarta-feira, dia 17/3, a Anvisa participou de uma nova reunião com representantes do Fundo Russo de Desenvolvimento, juntamente com a União Química. Foram, mais uma vez, discutidos detalhes sobre a documentação necessária para o pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V.   

Em 15 de janeiro de 2021, deu entrada no protocolo da Anvisa um pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V. Até o presente momento, o processo não recebeu atualizações decorrentes das exigências da Agência e as discrepâncias apontadas no processo não foram sanadas pelo laboratório.     

Uma nova reunião com o laboratório e o Fundo Soberano Russo deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 22/3.    

Por fim, a Agência esclarece que não exerce nenhum tipo de atividade político-partidária, nem trabalha para favorecer qualquer liderança política. A Anvisa é um órgão de Estado, com a missão de garantir a segurança sanitária da população brasileira.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress