APISVIDA quer produzir 150 mil unidades de Nanoprópolis em 2025
Já presente em grandes redes, fabricante mira
agora a aproximação com PMEs e o associativismo
por César Ferro em


Há pouco mais de um ano disponível no varejo farmacêutico, a Nanoprópolis da APISVIDA vem se consolidando como uma opção inovadora para a categoria e a evolução do extrato de própolis. Agora, a fabricante paulista inicia seu segundo ciclo de expansão com a meta de produzir 150 mil unidades ainda em 2025.
“Estamos bem posicionados sobretudo nas grandes redes de farmácias, com a comunicação 360º abrangendo todos os canais. Chegou o momento de ampliar a capilaridade com foco no associativismo e também nas pequenas e médias redes”, projeta o diretor de operações Luiz Felipe Matiazzi.
Com sede em Bebedouro, no interior paulista, a indústria desenvolveu a Nanoprópolis em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no campus da instituição em Ribeirão Preto (SP). Com intuito de explorar o potencial antiviral da própolis verde brasileira – um produto natural rico em flavonoides e compostos fenólicos – a fabricante encapsulou em nanoparticulas esses compostos, para aumentar sua estabilidade e efeitos antivirais. O estudo é resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento.
Em junho deste ano, a APISVIDA conquistou o 1º lugar na categoria inovação do Naturaltech Awards, durante a maior feira de produtos naturais da América Latina. A Nanoprópolis concorreu com mais de 500 produtos.
Nanoprópolis foi destaque em revista científica
No começo do mês, a APISVIDA recebeu outro importante reconhecimento. A Nanoprópolis foi destaque na revista Scientific Reports, da Nature. “Este reconhecimento internacional não apenas valida a eficácia de nosso produto, mas também abre portas para a expansão da empresa em mercados globais, levando a excelência da ciência e tecnologia brasileira para o mundo”, comemora o executivo.
Por meio da nanotecnologia foi possível aumentar a biodisponibilidade dos compostos ativos da própolis, o que melhora sua absorção e assegura um efeito até três vezes mais rápido. Como mostra o estudo publicado, há um promissor potencial profilático e terapêutico da própolis verde nanoencapsulada no combate ao SARS-CoV-2 e suas variantes, fornecendo um adjuvante natural no tratamento da covid-19 com a redução de até 87% da carga viral.
Além do novo coronavírus, a própolis também demonstrou atividade antiviral contra uma variedade de vírus, incluindo herpes, vírus da estomatite vesicular (VSV), poliovírus tipo 2 (PV-2), influenza aviária (H7N7), rinovírus humanos (HRVs) e influenza (A H1N1 e A H3N2).
Segundo dados do IQVIA, a fabricante lidera o ranking de vendas da categoria de spray para garganta nas redes associadas à Abrafarma e ocupa a segunda colocação no segmento de própolis. Atualmente, reúne mais de 110 SKUs.
APISVIDA mira o Nordeste em seu plano de expansão (H2)
De olho no crescimento geográfico, a APISVIDA passou a estar presente em todos os estados da região Sul. De acordo com Matiazzi, o próximo alvo é o Nordeste. “Enxergamos potencial na região especialmente por conta das redes associativistas e independentes”, ressalta.
Para ampliar a presença no varejo farmacêutico, a fabricante aposta suas fichas nas parcerias com distribuidoras regionais. “Já estamos elegendo parceiros para acelerar esse processo”, antecipa.
Nanoprópolis pode revolucionar categoria
Para o executivo, a Nanoprópolis será só o ponto de partida para aumentar o nível de inovação do portfólio. “Em dez anos, temos certeza que o extrato de própolis produzido com nanotecnologia terá o protagonismo do segmento. E queremos expandir o uso dessa tecnologia para novos itens. Estamos trabalhando no desenvolvimento de cápsulas, cosméticos e balas à base do produto”, finaliza.